Núcleo de Estudos de
Políticas Públicas
Biblioteca
Nepp
Objetivo
A Biblioteca do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – NEPP atua na manutençao, conservaçao, armazenamento, divulgaçao e gerenciamento do material bibliográficos, oferecendo a comunidade interna e externa, suporte bibliográfico e informacional necessário as atividades de ensino, de pesquisa e de extensao.

Desde o início a Biblioteca tem se preocupado com a criaçao de um acervo especializado no campo das políticas públicas, em particular das políticas sociais. Nessa tarefa, nos anos iniciais, o NEPP contou com apoio da Fundaçao Ford e FINEP. A Biblioteca conta com mais de 3.500 títulos entres obras nacionais e estrangeiras.

Em 2005, a Biblioteca do NEPP passou a fazer parte do Sistema de Biblioteca da Unicamp (SBU) que permite a disponibilizaçao e a recuperaçao do acervo por meio do catálogo online do Sistema, além do compartilhamento e padronizaçao de informaçao, aumentado assim a visibilidade do nosso acervos.
Relatórios de Pesquisa
Desde a sua criaçao, em 1982, o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas vem desenvolve pesquisas de Avaliaçao de Políticas Públicas. Fiel, desde a sua criaçao, a sua natureza interdisciplinar o NEPP vem contribuindo tanto para a avaliaçao das políticas públicas observando o financiamento e o gasto social; a morfologia e a dinâmica institucional e decisória das burocracias e aparelhos sustentadores da açao estatal e; o impacto social da açao pública, considerando sua eficiencia e eficácia.
Cadernos de Pesquisa em Saúde
O objetivo geral da publicaçao dos Cadernos de Pesquisa em Saúde é contribuir com o processo de regionalizaçao do SUS em curso no Estado Sao Paulo, através do desenvolvimento de atividades de apoio a estruturaçao de Redes Regionais de Atençao a Saúde nas onze regioes sanitárias que guardam correspondencia com os Departamentos Regionais de Saúde (DRS) de Campinas, Piracicaba e Sao Joao da Boa Vista.

Esses Cadernos foram elaborados a partir dos relatórios finais de pesquisa que o Núcleo de Estudos em Políticas Públicas realizou através de parceria com a Secretaria Estadual de Saúde dentro do projeto intitulado "Apoio a Regionalizaçao do SUS nono Estado de Sao Paulo"

O Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, vem enfrentando vários dificuldades e é preciso discutir a estruturaçao de redes regionais de atençao a saúde como uma das estratégias de enfrentamento desses desafios, especialmente os relacionados a fragmentaçao do sistema.

Espera-se que análise diagnóstica apresentada nessa série de Cadernos NEPP em Saúde possa subsidiar o delineamento do Plano Regional de Saúde,  fundamentado na estruturaçao da rede regional de atençao a saúde.

Para download dos cadernos click aqui
Cadernos de Pesquisa Nepp
A série Cadernos de Pesquisa NEPP foi criada em 1987, com a publicaçao do texto "Políticas Públicas e Gestao da Crise: um balanço da literatura internacional" de autoria das pesquisadoras Sonia Miriam Draibe e Wilnes Henrique. O trabalho se propunha sistematizar a literatura sobre a crise das práticas de intervençao dos Estados Capitalistas e o declínio das políticas advindas do Welfare State.

Com esse texto fundador os Cadernos de Pesquisa NEPP veem sendo publicados ininterruptamente desde entao e, até o momento, foram editados um total de 83 Cadernos, nas quatro áreas de pesquisas que o Núcleo atua:

1.Sistemas de Saúde;
2. Enfrentamento da Pobreza, Geraçao de Renda e Assistencia Social;
3. Avaliaçao de Políticas Públicas e;
4. Educaçao

Em 2012, o NEPP - primeiro núcleo de pesquisa da Unicamp a ser criado - completou 30 anos. Dentre as atividades, em comemoraçao a efeméride, a direçao do Núcleo iniciou uma reformulaçao na sua política de comunicaçao interna e externa. Entre as mudanças previstas, dentro dessa nova orientaçao, está a reformulaçao dos Cadernos de Pesquisa NEPP que a Biblioteca da unidade é fiel depositária.

Com a criaçao do novo Site, os Cadernos de Pesquisa NEPP estao disponibilizados pelas suas áreas temáticas, para facilitar o acesso os pesquisadores na busca de informaçao e dos títulos para leitura e down load. As áreas de pesquisa também podem ser facilmente distinguidas pelas suas cores.

Com essa reformulaçao os 83 Cadernos de Pesquisa NEPP, já publicados, serao mantidos na sua antiga formataçao, para nao alterar a diagramaçao e o contexto da ediçao original.

Os Cadernos de Pesquisa NEPP, escritos pelos professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduaçao, e membros associados sao comunicaçoes de pesquisa em andamento, ou exploraçoes de ideias teóricas, e a sua publicaçao visa a estimular discussao e gerar criticas úteis. Como resultado de tais discussoes e críticas, é provável que apareçam publicaçoes de versoes mais elaboradas em outra parte.

Para download dos cadernos click aqui
Av. Albert Einstein, 1300
Cidade Universitária
Campinas - SP, 13083-852
nepp@unicamp.br / (19) 3521-0000
Copyrights © 2017
All Rights Reserved by Dery Reis