Núcleo de Estudos de Políticas Públicas
Biblioteca
Nepp
Ana Maria Medeiros da Fonseca
O Biblioteca do NEPP teve seu início em 1982, com o objetivo de apoiar as pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo, em 2005 passou a integrar o SBU – Sistema de bibliotecas da UNICAMP. Sempre tendo o cuidado na sua preservação e atualização do seu acervo bibliográfico. Em junho de 2018, passou a denominar Biblioteca ANA MARIA MEDEIROS DA FONSECA (1950-2018), foi uma historiadora cearense e pesquisadora na área de políticas públicas. Ela é reconhecida como a idealizadora do Bolsa Família. Especialista em programas de transferência de renda. Coordenadora Associada do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) da Universidade Estadual de Campinas, do qual era pesquisadora desde 1987.

O acervo conta com obras especializadas em políticas públicas, em particular em políticas sociais composto por livros, teses, periódicos, relatórios. A consulta ao material bibliográfico é pública e o empréstimo domiciliar é exclusivo a comunidade acadêmica da Unicamp.

Sistema de Bibliotecas da UNICAMP/SBU (https://www.sbu.unicamp.br/sbu/), Informações sobre as Bibliotecas do SBU. Clique aqui

Contato

Núcleo de Estudos de Políticas Públicas

Biblioteca Ana Maria Medeiros da Fonseca
Av. Albert Einstein, 1300
Cidade Universitária
Campinas – SP - cep :13083-852
nepp00@unicamp.br - Tel. (19) 3521-7266

Equipe

Maria do Carmo de Oliveira (Bibliotecária)
CRB/8 4623
Daniela Albuquerque Lima – (Bolsista)

Horário de funcionamento

2ª feira a 6ª feira, 9h as 12h30 e 13h30 as 17h - horário no portal do SBU, clique aqui

Pesquisa Acervo
As pesquisas aos recursos eletrônicos e materiais impressos, estão disponíveis no site do SBU http://www.sbu.unicamp.br/sbu/. Abaixo seguem explicações de todas os menus disponíveis para pesquisa: Clique aqui para acesso

Busca Integrada

A busca será realizada em todas as fontes de pesquisa disponíveis no Sistema de Bibliotecas da UNICAMP: Base Acervus (catálogo da Unicamp), periódicos eletrônicos, e-books, bases de dados (referencial e texto completo), biblioteca digital e repositório institucional. Clique aqui para acesso

Catalogo (Base Acervus)

Pesquisa nos acervos da Unicamp (livros, e-books, teses, dissertações, títulos de periódicos e outros materiais). Clique aqui para acesso

E-periódicos

Disponibiliza uma lista de a_Z de Periódicos Eletrônicos do Sistema de Bibliotecas da Unicamp, cujos conteúdos podem ser acessados em texto completo na Web. Essa página contém links para acessos a periódicos que fazem parte do Portal Capes, a periódicos assinados pela Unicamp (coleção impressa e online) e periódicos com acesso gratuito. Clique aqui para acesso

E-books

Faz a pesquisa dos e-books disponíveis no Sistema de bibliotecas. Clique aqui para acesso

Base de Dados

Apresenta uma lista alfabética de A-Z das bases de dados assinadas pela Unicamp. A pesquisa pode ser feita pelo título da Base, pela área do conhecimento ou pelo tema das bases: Bases e-books, Bases evidencias, Bases Normas Técnicas e Bases Patentes. Clique aqui para acesso

Serviços
Acesso e Consulta Local

As Bibliotecas do SBU estão franqueadas à comunidade em geral para consulta, disponibilizando seus acervos, espaços de estudo e serviços.

Empréstimo domiciliar

O empréstimo domiciliar é facultado a Comunidade interna da Unicamp: docentes, alunos e funcionários. Informações clique aqui: http://www.sbu.unicamp.br/sbu/emprestimo-domiciliar/

Comutação Bibliográfica

Serviço de solicitação e fornecimento de cópias ou digitalização de artigos de periódicos, capítulos de monografias, teses e anais de congressos existentes em bibliotecas nacionais e estrangeiras. Solicitar o documento de interesse na Biblioteca da sua Unidade. (desde que estejam de acordo com as Lei de Direitos Autorais).

Treinamento para Usuário

Com objetivo de possibilitar amplo uso de suas diversas fontes de informação e pesquisa, o Sistema de Bibliotecas da Unicamp possui um Programa de Capacitação e Treinamento voltado à comunidade acadêmica. O Programa configura-se em diversos módulos, os quais possuem calendários previamente estabelecidos. Para visualizar a agenda dos treinamentos. clique em http://www.sbu.unicamp.br/ no link Treinamento para usuário. O Sistema de Bibliotecas da Unicamp disponibiliza guias e manuais sobre uso de bases de dados e ferramentas de pesquisa assinadas pela Unicamp ou Capes, disponíveis para download, consulte a página http://www.sbu.unicamp.br/ para consultá-los.

Normalização de trabalhos acadêmicos

Coleção de Normas ABNT
Consulta a normas ABNT, o acesso é restrito a IPs Unicamp ou VPN. Disponível em: http://abntcolecao.com.br/unicamp/

Geradores de Referência bibliográfica

EndNote Web: (https://access.clarivate.com/#/login?app=endnote) é uma ferramenta online que coleta e organiza referências em diversos estilos de normas nacionais (ABNT), internacionais (AIP, ACS, Harvard, Vancouver) e periódicos científicos (Physical Reviews, IEEE), através da Plataforma Web of Science (Tutorial - Silvia Celeste Sálvio/Biblioteca IFWG – https://pt.slideshare.net/Biblioteca_IFGW/tutorial-aprenda-a-usar-endnote-2015abril)

Zotero: (https://www.zotero.org/) é um gerenciador de bibliografias gratuito. Com ele é possível coletar e organizar referências em diversos estilos de normas. Zotero foi projetado para armazenar, gerenciar e citar referências. É compatível com diversos editores de texto (Word, OpenOffice, LibreOffice (Tutorial - Silvia Celeste Sálvio/ BibliotecaIFWG - https://pt.slideshare.net/Biblioteca_IFGW/tutorial-zotero-gerenciador-bibliogrfico?related=1)

Mendeley: (https://www.mendeley.com/homepage5/?switchedFrom=) é um gestor de referências gratuito da Editora Elsevier. Possui grande variedade de estilos bibliográficos e pode ser usado com os editores de texto Word e LibreOffice. Também é uma rede social acadêmica. (Tutorial - Silvia Celeste Sálvio/Biblioteca IFWG https://pt.slideshare.net/Biblioteca_IFGW/mendeley-gestor-bibliogrfico)

Biblioteca Digital

A Biblioteca Digital da Unicamp está estruturada para disponibilizar a produção científica, acadêmica e intelectual da Universidade em formato eletrônico/digital. Oferece acesso a 100% das teses e dissertações da Unicamp, além de periódicos editados na Universidade, TCCs, fotografias, ilustrações, obras de arte, registros sonoros, revistas, artigos, vídeos e outros documentos de interesse ao desenvolvimento científico, tecnológico e sócio-cultural. Clique aqui para acesso.

Repositório Institucional

O Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp é o instrumento oficial para coleta, organização, disseminação e preservação de todo o conhecimento produzido na Universidade. Clique aqui para acesso

Portais de Pesquisa
Biblioteca Digital da Unicamp

Apresenta em meio eletrônico as teses e dissertações defendidas na UNICAMP.
http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/

Portal de Periódicos – CAPES/MEC

http://www-periodicos-capes-gov-br.ez88.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_phome&Itemid=68&

Acesso a informações sobre teses e dissertações defendidas junto a programas de pós-graduação do país.
http://www.capes.gov.br/servicos/banco-de-teses

Coleção de Normas da ABNT

Acesso restrito a IPs Unicamp, ou VPN. No momento, impressão desabilitada.
http://abntcolecao.com.br/unicamp/

Google Scholar

Possibilita a pesquisa em literatura acadêmica incluindo peer-reviewed papers, teses, livros, preprints, abstracts e relatorios técnicos em todas as áreas do conhecimento.
http://scholar.google.com.br/

Google Books

Possibilita o acesso ao conteúdo integral de livros.
http://books.google.com/

SABERS – O Portal do Conhecimento

Apresenta em meio eletrônico as teses e dissertações defendidas na USP.
http://www.teses.usp.br/

TESES UNESP

Apresenta em meio eletrônico as teses e dissertações defendidas na Unesp.
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/F/?func=find-b-0&local_base=BDTD

NDLTD

A NDLTD é uma organização internacional patrocinada pela Unesco que se dedica a promover a adoção, criação, uso, disseminação e preservação de dissertações e teses em meio eletrônico.
http://www.ndltd.org/

ProQuest

Base de dados com cobertura a diversas áreas do conhecimento, além de Teses e Dissertações. Acesso ao texto integral, a partir da rede da Unicamp.
http://search.proquest.com/index?accountid=8113

SciELO

A Scientific Electronic Library Online – SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. A SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. A partir de 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
http://www.scielo.org/php/index.php

Informações
Regulamento Interno da Biblioteca Ana Maria Medeiros da Fonseca clique aqui

Rede Sem Fio Unicamp

http://www.ccuec.unicamp.br/ccuec/rede_sem_fio
O serviço de acesso à rede sem fio Unicamp está disponível à comunidade universitária (alunos, docentes e funcionários) e visitantes em vários pontos de acesso distribuídos pela Universidade. Os serviços de acesso sem fio são fornecidos pelo CCUEC.

Education Roaming

(education roaming) é um serviço de mobilidade global desenvolvido para a comunidade de educação e pesquisa. Por meio do eduroam, estudantes, pesquisadores e equipe das instituições participantes obtêm acesso à Internet na rede sem fio de seu campus e também quando visitam as instituições parceiras no Brasil e no exterior, usando a mesma configuração em seu laptop, tablet ou smartphone.

ACESSO RESIDENCIAL – VPN

Como acessar as Fontes de Informação Eletrônicas de fora da UNICAMP As Fontes de Informação Eletrônica disponíveis para a Unicamp: Bases de Dados (referencial e texto completo), Periódicos Eletrônicos, E-Books e Portal de Periódicos da Capes só podem ser acessadas a partir de computadores que estejam ligados na rede da Unicamp. O acesso fora da Unicamp é facultado somente para quem possui autorização para o Acesso Residencial.

Quem pode ter o Acesso Remoto VPN?

Docentes, alunos (graduação e pós-graduação) e funcionários.

Para obter o Acesso Remoto VPN – Virtual Network Private, consulte aqui: Instruções de uso https://www.ccuec.unicamp.br/ccuec/servicos/acesso_remoto_vpn

Dúvidas: Consulte o Serviço de Atendimento ao Usuário Unicamp – SAU http://www.ccuec.unicamp.br/ccuec/atendimento

RENOVAÇÃO ON-LINE, RESERVA E LEMBRANÇA DE SENHA

Serão permitidas cinco renovações, desde que o material não esteja reservado. A sexta renovação só poderá ser efetuada no balcão de atendimento da Biblioteca com apresentação do (s) material (is). É possível reservar o material, desde que esteja emprestado no momento da pesquisa. Acesso o vídeo com o tutorial e veja o passo a passo de como proceder para renovar on-line e reservar obras.

Para efetuar renovações e reservas pelo sistema, é preciso fazer o login na base Acervus (http://acervus.unicamp.br/)

Acesse o vídeo com o tutorial e veja o passo a passo para solicitar a lembrança de senha.
https://www.powtoon.com/online-presentation/drr5WLz1SNn/renovacao-de-livros-base-acervus/?mode=movie

Informações

Se você tem alguma sugestão de materiais que irão enriquecer o acervo da Biblioteca, envie um e-mail para: nepp00@unicamp.br (Contendo : Autor, título, Editora, Ano, ISBN, edição, volume). Serão adquiridos conforme nossos recursos.
Av. Albert Einstein, 1300
Cidade Universitária
Campinas - SP, 13083-852
nepp@unicamp.br / (19) 3521-2495
Copyrights © 2017
All Rights Reserved by Dery Reis