Área de Pesquisa: Análise e Avaliação de Politicas Publicas
Início: 01/09/2020
Término: 01/06/2022
Objetivo:
Fonte Financiadora: FAEPEX
Instituições envolvidas: Universidad de Chile
Pesquisador principal: Ana Maria Alves Carneiro da Silva
Produto: Em elaboração.
Palavras chave: educação, ensino médio, ações afirmativas
Área de Pesquisa: EDUCAÇÃO
Início: 01/07/2010
Término: 01/01/2023
Objetivo:
Análise quantitativa sobre a ampliação do ensino superior e a inclusão dos grupos sub-representados (segundo renda e cor) através das ações afirmativas, recentemente implementadas e a correspondente aumento (ou não) da equidade no acesso ao ensino superior. |
Fonte Financiadora: Sem financiamento
Instituições envolvidas: Nepp/ Unicamp
Pesquisador principal: Cibele Yhan de Andrade
Produto: Em andamento
Palavras chave: Educação / Análise de políticas públicas e avaliação continuada de políticas públicas. Ciclos e impactos. Teorias e métodos
Área de Pesquisa: Direitos, desigualdade e Proteção social
Início: 26/06/2017
Término: 26/06/2022
Objetivo:
Realização de Projetos e atividades acadêmicos científicas, envolvendo graduandos, pós-graduandos, corpo docente e pesquisadores. Desenvolvimento de Programas e Projetos comuns de Pesquisa envolvendo Professores, Pesquisadores e alunos sobre temáticas que atendem ao interesse das partes.
Fonte Financiadora: Sem fonte financiadora
Instituições envolvidas: UNICAMP/NEPP E PUC (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)
Pesquisador principal: Carlos Raul Etulain
Produto: Em Elaboração
Palavras chave: Políticas Sociais, Políticas de Inclusão e Inclusão Social
Área de Pesquisa: Todas as linhas de pesquisa
Início: 26/06/2018
Término: 26/06/2022
Objetivo:
Tem como objeto estabelecer um acordo de cooperação em atividades de interesse comum pela sua transcendência social, cientifica, cultural ou educativa.
Fonte Financiadora: Sem fonte financiadora
Instituições envolvidas: Universidade Nacional de Códoba - Argentina.
Pesquisador principal: Carlos Raul Etulain
Produto: Em Elaboração
Palavras chave: Políticas públicas, Desenvolvimento, Proteção Social
Área de Pesquisa: SAÚDE
Início: 29/10/2019
Término: 29/10/2022
Objetivo:
Apoiar o GTAB - Grupo de Trabalho de Atenção Básica - em seus processos de aprimoramento técnico voltado à
suas proposições e ações de subsídio ao CONASEMS, visando ao
desenvolvimento e fortalecimento da Atenção Básica no Brasil.
Fonte Financiadora: Sem fonte financiadora
Instituições envolvidas: Programa de Estudos em Sistemas de Saúde - PESS/NEPP e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - CONASEMS
Pesquisador principal: Carmen Cecília de Campos Lavras
Produto: Em elaboração
Palavras chave: Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS); Atenção Básica; Sistema Único de Saúde (Health Councils; Primary Health Care; Unified Health System)
Área de Pesquisa: Educacao
Início: 04/11/2020
Término: 03/11/2023
Objetivo:
Fonte Financiadora: Sem financiamento.
Instituições envolvidas: INSTITUTO PRIMA DE EDUCAÇÃO LTDA - (Escola Prima
Pesquisador principal: Roberta Rocha Borges
Produto: Em elaboração
Palavras chave: educação infantil
Área de Pesquisa: Educação, Políticas públicas de educação e educação infantil
Início: 20/08/2021
Término: 19/08/2025
Objetivo:
Realizar avaliação das Políticas Públicas Educacionais do Município e a produção de estudos integrados à formação de Gestores, Coordenadores Pedagógicos e Professores dos segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, visando concretizar uma educação pautada no direito à diferença e na implementação de projetos que buscam eliminar barreiras educacionais que excluem crianças e adolescentes da escola.
Fonte Financiadora: Sem financiamento
Instituições envolvidas: Prefeitura de Mococa
Pesquisador principal: Roberta Rocha Borges
Produto: Em elaboração
Palavras chave: Educação, Políticas públicas de educação e educação infantil
Área de Pesquisa: Educação
Início: 01/05/2018
Término: 01/01/2023
Objetivo:
O objetivo principal do projeto é fortalecer a cooperação em pesquisa, por meio de um convênio internacional, para a ampliação do conhecimento sobre a Educação Infantil como Política Pública de Educação, entre Núcleo de Estudos em Políticas Públicas – NEPP, LEPED e Reggio Children – Itália
Fonte Financiadora: Não há financiamento
Instituições envolvidas: NEPP E LEPED (Faculdade de Educação - FE)
Pesquisador principal: Roberta Rocha Borges
Produto: Em elaboração
Palavras chave: Educação, Políticas Públicas de Educação, Educação Infantil
Área de Pesquisa: Educação Infantil
Início: 01/11/2020
Término: 08/05/2023
Objetivo:
Fonte Financiadora: Instituto de Educação Global
Instituições envolvidas: Colégio Nacional - Uberlândia
Pesquisador principal: Roberta Rocha Borges
Produto: Em elaboração.
Palavras chave: educação infantil
Área de Pesquisa: Saúde Coletiva
Início: 01/05/2018
Término: 01/01/2023
Objetivo:
Apoiar o Grupo constituído pelos profissionais da gestão do do Distrito, para o delineamento de projeto de integração e aperfeiçoamentodo cuidado aos portadores de condições crônicas nas Unidades Básicas de Saúde - UBS
Fonte Financiadora: Sem financiamento
Instituições envolvidas: Programa de Estudos em Sistemas de Saúde - PESS/NEPP e Distrito Sudoeste de Campinas
Pesquisador principal: Carmen Cecília de Campos Lavras
Produto: Em elaboração
Palavras chave: Atenção Integral à Saúde; Atenção Básica; Sistema Único de Saúde (Comprehensive Health Care; Primary Health Care; Unified Health System)
Área de Pesquisa: Educação
Início: 01/01/2018
Término: 01/01/2023
Objetivo:
Apoiar a projetação do Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisa da Infância do município de Jundiaí que torne acessível toda uma pluralidade de conhecimentos, serviços voltados para a primeira infância aos moradores da referida cidade e região e que possa inspirar outros municípios nesse movimento em favor da infância. Esse projeto necessita de um trabalho interdisciplinar, envolvendo profissionais de muitas áreas: pedagogia, cultura, nutrição e saúde, artes, arquitetura, economia bem como a participação ativa daqueles que estarão mais diretamente envolvidos: as crianças, suas famílias e educadores, para declararem suas ideias e expectativas para esse lugar. Todas essas vozes conectadas resultam num projeto vivo que acolhe muitos pontos de vista e por isso possibilita preservar a tradição e a memória, ao mesmo tempo abrir-se para o inédito e para o futuro.
Fonte Financiadora: Não há financiamento
Instituições envolvidas: Prefeitura de Jundiaí
Pesquisador principal: Roberta Rocha Borges
Produto: Em elaboração
Palavras chave: Educação infantil, Políticas Públicas
Área de Pesquisa: ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Início: 01/01/2010
Término: 01/01/2023
Objetivo:
A Avaliação do ProFIS vem sendo desenvolvida desde 2010, juntamente com o programa. Neste período foi realizado o desenho geral da metodologia; estabelecida a matriz avaliativa, formada por temas, indicadores e hipóteses de trabalho; desenvolvidos os instrumentos de coletas de dados; delineado o uso de informações secundárias, entre outras etapas. Foi realizada a avaliação da implementação do programa e segue-se o acompanhamento das trajetórias de estudos e profissionais dos alunos.
Fonte Financiadora: Houve financiamento de uma parte da pesquisa pelo CNPq e FAEPEX/Unicamp
Instituições envolvidas: NEPP e Pró-Reitoria de Graduação/Unicamp
Pesquisador principal: Ana Maria Alves Carneiro da Silva
Produto: Caderno de Pesquisa Nepp nº85 (https://www.nepp.unicamp.br/biblioteca/periodicos)
Palavras chave: Avaliação de políticas Públicas, ações afirmativas, educação geral
Área de Pesquisa: Educação
Início: 02/03/2022
Término: 02/02/2023
Objetivo:
Realizar a prestação de serviços técnicos especializados relacionados à implementação dos conceitos pedagógicos referentes à: Pesquisa na Escola, Design Participativo e Prática Democrática a ser implementada para a LIFE nas escolas municipais de educação infantil da cidade de Sumaré/SP.
Fonte Financiadora: Life Tecnologia Educacional Eireli
Instituições envolvidas: NEPP e Life Tecnologia Educacional Eireli
Pesquisador principal: Roberta Rocha Borges
Produto: Em andamento
Palavras chave: Educação, Políticas Públicas de Educação
Área de Pesquisa: Educação
Início: 12/04/2022
Término: 11/04/2023
Objetivo:
Realizar a prestação de serviços técnicos especializados para coordenação de grupos de estudos e grupos de trabalhos para construção dos princípios que irão compor o Projeto Educativo do Colégio Inovati.
Fonte Financiadora: Associação Cultural e Educacional de Valinhos - Colégio Inovati
Instituições envolvidas: NEPP e Associação Cultural e Educacional de Valinhos - Colégio Inovati
Pesquisador principal: Roberta Rocha Borges
Produto: Em andamento
Palavras chave: Educação, Políticas Públicas de Educação, Educação Infantil
Área de Pesquisa: Políticas públicas de educação e educação infantil
Início: 22/01/2022
Término: 21/06/2023
Objetivo:
Realizar alinhamento teórico e prático de grupos de estudos, disponibilização de metodologias de acompanhamento, documentação e conteúdo bibliográfico, Pesquisa na Escola, Design Participativo e Prática Democrática, no Projeto Instituto Arcor, visando contribuir para a melhoria da qualidade da oferta da educação infantil, em 09 escolas de educação infantil existentes no Município de Rio das Pedras, e vinculadas à Prefeitura Municipal de Rio das Pedras
Fonte Financiadora: Instituto Arcor do Brasil
Instituições envolvidas: Instituto Arcor do Brasil
Pesquisador principal: Roberta Rocha Borges
Produto: Em elaboração
Palavras chave: Educação infantil, Políticas Públicas
Área de Pesquisa: Educação
Início: 19/11/2020
Término: 19/05/2023
Objetivo:
Fonte Financiadora: Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça
Instituições envolvidas: Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça
Pesquisador principal: Roberta Rocha Borges
Produto: Em elaboração.
Palavras chave: educação infantil
Área de Pesquisa: Educação
Início: 25/11/2019
Término: 01/05/2023
Objetivo:
Realizar grupos de estudos para implementar a pesquisa e a Prática Democrática na Escola de Educação Infantil inspirada na Abordagem de Reggio Emilia por meio de grupos de estudos para diálogo, trocas de experiências e aprofundamento científico com professores, coordenadores e gestores das Escolas de Educação Infantil.
Fonte Financiadora: Escola Arte e Manha
Instituições envolvidas: Escola Arte e Manha e PEPPEI/NEPP
Pesquisador principal: Roberta Borges
Produto: Em elaboração
Palavras chave: Educação infantil
Área de Pesquisa: ENFRENTAMENTO DA POBREZA, ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E RENDA
Início: 01/01/2017
Término: 01/06/2022
Objetivo:
Fortalecer a cooperação em pesquisas para a ampliaão do conhecimento sobre politicas publicas de inclusão social no Brasil entre o Núcleo de Estudos de Politicas Públicas - NEPP e o programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Fonte Financiadora: Não há financiamento
Instituições envolvidas: UNICAMP/NEPP E PUC-CAMPINAS
Pesquisador principal: Carlos Raul Etulain
Produto: Observatório, Rede de Cooperação, publicações
Palavras chave: Políticas Sociais, Políticas de Inclusão e Inclusão Social
Área de Pesquisa: DIREITOS, DESIGUALDADES E PROTEÇÃO SOCIAL
Início: 01/11/2020
Término: 01/11/2022
Objetivo:
Fonte Financiadora: Ministério Público do Trabalho
Instituições envolvidas: Prefeitura Municipal de Campinas (mediante outro Acordo de Cooperação)
Pesquisador principal: Carlos Raul Etulain
Produto: Em elaboração.
Palavras chave: Políticas Públicas, Políticas Sociais
Área de Pesquisa: Direitos, desigualdade e Proteção social
Início: 26/06/2017
Término: 26/06/2022
Objetivo:
Fortalecer a cooperação em pesquisas para a ampliação do conhecimento sobre Políticas Públicas de inclusão social no Brasil entre o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas-NEPP e o Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Fonte Financiadora: Sem fonte financiadora
Instituições envolvidas: UNICAMP/NEPP E PUC (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)
Pesquisador principal: Carlos Raul Etulain
Produto: Em Elaboração
Palavras chave: Políticas Sociais, Políticas de Inclusão e Inclusão Social
Área de Pesquisa: EDUCAÇÃO
Início: 01/02/2018
Término: 01/03/2023
Objetivo:
O presente Acordo tem por objeto a colaboração ente o NEPP e a Escola Polaris por meio de estudo sobre projeto educativo que objetive a construção de uma identidade pedagógica de referência no que se refere a prática democrática na Educação Infantil.
Fonte Financiadora: Sem financiamento
Instituições envolvidas: Escola Polaris - Americana
Pesquisador principal: Roberta Rocha Borges
Produto: Em elaboração
Palavras chave: Políticas públicas de educação e educação infantil
Área de Pesquisa: Não se aplica.
Início: 01/01/2016
Término: 01/01/2030
Objetivo:
Fonte Financiadora: Sem financiamento.
Instituições envolvidas: Nepp
Pesquisador principal: Diversos servidores do NEPP e Coordenação.
Produto: Publicações nas mídias sociais do Nepp
Palavras chave: Não se aplica.
Área de Pesquisa: Não se aplica.
Início: 01/01/2016
Término: 01/01/2030
Objetivo:
Fonte Financiadora: Não possui.
Instituições envolvidas: Nepp
Pesquisador principal: Diversos servidores do NEPP e Coordenação.
Produto: Publicação na plataforma Open Journal Sistem.
Palavras chave: Não se aplica.
Área de Pesquisa: Não se aplica.
Início: 01/01/2016
Término: 01/01/2030
Objetivo:
Fonte Financiadora: Sem financiamento.
Instituições envolvidas: Nepp
Pesquisador principal: Diversos servidores do NEPP e Coordenação
Produto: Relatório
Palavras chave: Não se aplica.
Área de Pesquisa: Análise e Avaliação de Políticas Públicas
Início: 11/11/2021
Término: 11/11/2023
Objetivo:
Concretização de pesquisas, ações de divulgação e criação de políticas públicas sobre segurança privada, combate ao racismo e discriminação.
Fonte Financiadora: Sem financiamento
Instituições envolvidas: NEPP e Faculdade Zumbi dos Palmares
Pesquisador principal: Susana Soares Branco Durão
Produto: Em execução
Palavras chave: Direitos, Desigualdade e Proteção Social
Área de Pesquisa: Análise e Avaliação de Políticas Públicas, Educação
Início: 04/02/2022
Término: 04/02/2024
Objetivo:
Estabelecer a cooperação técnico-cientifica e o intercâmbio de conhecimentos, informações, experiências ou quaisquer outras atividades de interesse comum entre os partícipes, visando subsidiar o monitoramento da implantação do Plano Municipal da Primeira Infância de Campinas – PIC, mediante a produção de estudos com base em dados, formação e elaboração de materiais técnicos de interesse comum entre o MUNICÍPIO DE CAMPINAS e a UNICAMP, por meio do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – NEPP, através do Observatório da Infância e Adolescência;
O Acordo de Cooperação visa também operacionalizar a Proposta 17, do Eixo Temático I, do Plano Municipal pela Primeira Infância de Campinas, no sentido de viabilizar a implantação e manutenção de um Observatório em Primeira Infância, por meio de parceria com as Universidades, com a disponibilização de informações atualizadas sobre indicadores sociais, econômicos, epidemiológicos, demográficos e outros, relacionados à situação da Primeira Infância na cidade e as iniquidades nacionais.
Fonte Financiadora: Sem Financiamento
Instituições envolvidas: NEPP e Prefeitura de Campinas
Pesquisador principal: Stella Maria Barbera da Silva Telles
Produto: Em execução
Palavras chave: Educação Infantil
Área de Pesquisa: ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Início: 30/11/2017
Término: 01/01/2023
Objetivo:
O objetivo da pesquisa é desenvolver e aplicar metodologia para avaliar da experiência dos alunos durante o mestrado/doutorado e acompanhar as trajetórias profissionais dos egressos, tomando o Programa de Pós-Graduação em Administração da Unicamp como estudo de caso.
Fonte Financiadora: Bolsas BAS
Instituições envolvidas: Faculdade de Ciências Aplicadas/Unicamp
Pesquisador principal: Ana Maria Alves Carneiro da Silva
Produto: Relatórios gerenciais, publicações acadêmicas
Palavras chave: pós-graduação, experiência estudantil
Cidade Universitária
Campinas - SP, 13083-852
nepp@unicamp.br / (19) 3521-2495
All Rights Reserved by Dery Reis