Núcleo de Estudos de
Políticas Públicas
Institucional
Sobre o Nepp
Missão
"Promover estudos interdisciplinares que visem avaliar a formulaçao e implementaçao da açao pública no sentido do aprimoramento econômico e social do processo de desenvolvimento brasileiro".
Visão
"Manter-se como centro de referencia institucional no meio científico, academico e agencias nacionais e internacionais de fomento, no campo das políticas públicas".
Histórico
O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas-NEPP, um dos mais antigos núcleos da UNICAMP, foi criado através da portaria GR 27/82 do Magnífico Reitor Professor Doutor José Aristodemo Pinotti, publicada no Diário Oficial em 1o de junho de 1982. Desde antes de sua criaçao, um grupo de professores da Unicamp, de variada formaçao, experiencia e inserçao institucional - sociólogos, economistas, cientistas políticos, educadores - vinha desenvolvendo atividades academicas neste domínio particular das Ciencias Humanas que tem como referencia o Estado e como objeto específico suas políticas, isto é, as formas de açao por excelencia do aparelho estatal, concretamente do governo. Eram eles: Sônia Miriam Draibe, Geraldo Di Giovanni, Maria Hermínia Tavares de Almeida, Vilmar Evangelista Faria, José Guilherme Cantor Magnani, André Maria Pompeu Villalobos, Paulo Renato Costa Souza, Ana Maria Canesqui. A criaçao do NEPP gerou o espaço institucional necessário ao desenvolvimento dos estudos e pesquisas que vinham interessando esse grupo originário.

O NEPP é uma instituiçao de natureza multidisciplinar e assim foi concebido, desde o início, através da experiencia pioneira que a UNICAMP realizou ao criar seus núcleos de pesquisa. Em primeiro lugar, o caráter multidisciplinar se afirma pela participaçao de profissionais de diferentes origens e formaçao. Em segundo lugar, as múltiplas dimensoes das políticas sociais exigem sem dúvida a íntima conexao de disciplinas diversas, tais como a ciencia política, a sociologia, a economia, a pedagogia, de modo a dar conta da variedade de áreas e campos de intervençao social do Estado - educaçao, saúde, assistencia social, previdencia, saneamento, habitaçao, transportes coletivos - áreas e campos que na realidade dos Estados contemporâneos apresentam-se cada vez mais inter-relacionadas, em intersecçoes e interfaces bastante densas e complexas.

Em suas investigaçoes, os pesquisadores do NEPP tem observado tres dimensoes básicas das políticas sociais: o financiamento e o gasto social; a morfologia e a dinâmica institucional e decisória das burocracias e aparelhos sustentadores da açao estatal; o impacto social da açao pública, considerando sua eficácia e efetividade. Comprometidos sobretudo com a análise e a avaliaçao institucional das açoes de governo, segundo os clássicos parâmetros academicos e científicos, os estudos e pesquisas do Núcleo tem como objetivo contribuir, para a melhoria das condiçoes de vida da populaçao brasileira, sempre e quando puder, desse modo, sensibilizar autoridades e gestores públicos sobre rumos e correçoes da açao governamental no campo do bem-estar social.

Além disso, o Núcleo tem contribuído para a formaçao de pesquisadores e professores, uma vez que, a maior parte de seus integrantes é selecionada entre estudantes de graduaçao, mestrado e doutorado da UNICAMP os quais, por sua vez, elaboram dissertaçoes ou teses sobre temas de pesquisa desenvolvidos no NEPP. Para além de sua funçao academica, o NEPP tem atuado na prestaçao de serviços a comunidade, respondendo as demandas de órgaos governamentais, de associaçoes civis e de todos os interessados em seus trabalhos.

Como os outros Núcleos e Centros Interdisciplinares da UNICAMP, o NEPP é subordinado a Coordenaçao Geral da Universidade, através da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares e de Pesquisa-COCEN e da Comissao de Atividades.
Atuação
O Núcleo de Políticas Públicas também atua na produçao de estudos avaliativos de políticas públicas, programas e projetos; estudos metodológicos comparados entre regioes e regioes; pesquisas aplicadas; publicaçoes; apoio as instituiçoes públicas ou instâncias governamentais como assessorias, organizaçao; organiza eventos relacionados as suas atividades fins e; promove e organiza cursos voltados as políticas públicas.
Localização
NEPP - Núcleo de Estudos de Políticas Públicas - Unicamp
Cidade Universitária "ZEFERINO VAZ"
Av. Albert Einstein, 1300
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-852

Av. Albert Einstein, 1300
Cidade Universitária
Campinas - SP, 13083-852
nepp@unicamp.br / (19) 3521-0000
Copyrights © 2017
All Rights Reserved by Dery Reis