Fórum Permanente: Imunizações e saúde pública: sucessos, desafios e perspectivas - Imunizações e saúde pública: sucessos, desafios e perspectivas
19 Mar 2021

Nesta sexta-feira, dia 19 de março de 2021, a partir das 14h00, ocorre o segundo encontro do Fórum Permanente intitulado ‘Imunizações e saúde pública: sucessos, desafios e perspectivas’ promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNICAMP - Diretoria de Cultura, organizado pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM) e o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP). A participação está aberta a todos os profissionais de saúde, e demais interessados, que podem participar remotamente acessando o link que será disponibilizado para os que já fizeram a inscrição por e-mail, no entanto, nada impede que participantes que não tenham feito a inscrição possam, assistir pelo Youtube dos Fóruns:
https://www.youtube.com/watch?v=5kjTJ1Z4c8w e pelo acompanhe ao vivo no site dos Fóruns Permanentes:( https://www.foruns.unicamp.br/);

O primeiro encontro desse Fórum ocorreu na sexta-feira passada, dia 12 de março e nesse primeiro mais de 200 profissionais, da área da saúde, acompanharam os debates, on line, das apresentações de profissionais da Unicamp, da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), do Conselho dos Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), um representante do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS) e professor da Santa casa de São Paulo. Caso você não tenha participado desse encontro, não tem problema, pois, a gravação na íntegra do Fórum, estará disponível em breve no canal do Youtube ( https://www.youtube.com/channel/UCwWe5XfF2l4rXYJXISdQOqw.

Os novos participantes poderão assistir o fórum ao vivo, acessando o link abaixo até as 14 horas: https://www.foruns.unicamp.br/eventos/forum-permanente-imunizacoes-e-saude-publica-sucessos-desafios-e-perspectivas".
Para o encontro dessa sexta feira, dia 19 de março, estão programadas uma conferência e duas mesas redondas. A conferência, que terá início às 14h00, tem como título tema atualíssimo que é: ‘As vacinas contra a COVID-19’ e a convidada para falar é a Profa. Dra. Cristiana Maria Toscano da Universidade Federal de Goiás- Membro do comitê para vacinas da OPAS/OMS. Na sequência estão previstas mais duas mesas redondas de debates. A primeira que tem inicio logo após a conferência, portanto às 15h00, o tema é ‘Desafios na organização da vacinação’ e a segunda mesa em continuidade tem como tema ‘Compulsoriedade: onde e como discutir?’

Os coordenadores desse Fórum, isto é, representantes da FCM e NEPP destacam que este Fórum foi idealizado antes do surgimento da pandemia, devido à necessidade de debater o Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde que era reconhecidamente como uma das políticas públicas mais bem avaliadas mundialmente e que nos últimos anos vinha enfrentando alguns desafios importantes.

Dentre esses desafios se destacam:
Queda das coberturas vacinais, na vacinação de rotina e nas campanhas

Fake News, e como combater
Se as vacinas devem ou não ser compulsórias
A volta de algumas doenças imunopreviníveis que já haviam sido eliminadas no país
Como melhorar a comunicação para alcançar outros grupos prioritários para vacinação.
Como devem ser as campanhas de vacinação atualmente.

Veja a programação do seminário dessa sexta feira.

Lembre-se: Para obtenção do certificado, é necessário a inscrição e atestar presença nos dois dias do encontro.

19/03- 14:00 às 17:30 h

14:00 h- Conferência: As vacinas contra a COVID-19

Palestrante: Cristiana Maria Toscano- Universidade Federal de Goiás- Membro do

comitê da OPAS/OMS sobre doenças evitáveis por vacina
                 Moderadora: Maria Rita Donalisio Cordeiro- FCM-UNICAMP

15:00 h- Mesa Redonda: Desafios na organização da vacinação
            Mediador- Rodrigo Nogueira Angerami- FCM- UNICAMP

15:00 h- Cobertura vacinal. Desafios e estratégias para diferentes públicos
           Helena Sato- Secretaria do Estado da Saúde- SP

15:20 h- Comunicação Social no século XXI com ênfase nas vacinas
           Claudio Maierovitch Pessanha Henriques- Fundação Oswaldo Cruz

16:00 h- Mesa Redonda: Compulsoriedade: onde e como discutir?
            Mediadora- Dra. Andrea Paula Bruno von Zuben- Secretaria Municipal de

Saúde de Campinas

16:10 h- Aspectos jurídicos
            Dr. Fernando Aith – Faculdade de Saúde Pública- USP

16:30 h- Aspectos da Saúde Pública
            Dr. Wanderson Kleber de Oliveira- Epidemiologista.
            Diretoria Técnica de Ensino e Pesquisa- DTEP- Setor HFA

16:50 h- Debate e encerramento.