O Plano Nacional de Educação em Tempos de Pandemia
23 Set 2021
Mesa com Prof. Dr. Sílvio Gallo (Unicamp), Profa. Dra. Roberta Borges (Nepp / Unicamp), Prof. Dr. André Martins (UFJF).

A pandemia de Covid – 19 assolou o mundo e, consequentemente, o Brasil, trazendo inúmeras perdas e comprometendo setores diversos. Nesse contexto, pensando em promover reflexões articuladas sobre as políticas educacionais em meio à pandemia, o CEI Lídia Bencardini Maselli, da Prefeitura Municipal de Campinas - SP, comprometido com essa questão, buscou apoio junto ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Campinas - NEPP/Unicamp e, em um esforço conjunto, organizaram o presente evento cujo objetivo é discutir o Plano Nacional de Educação em meio ao contexto pandêmico

O atual Plano Nacional de Educação (PNE) instituído pela lei número 13.005/2014 estabeleceu diretrizes, metas e estratégias para a educação em todo território nacional pelo período de 10 anos (2014-2024). Trata-se de um plano aprovado com força constitucional, através da Emenda nº 59/2009. O PNE é composto por 20 metas que perpassam a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Ensino Superior, Financiamento da Educação dentre outros.

Trata-se de documento de fundamental importância para a educação brasileira e neste contexto pandêmico avaliar e discutir o PNE é condição essencial para os rumos da educação brasileira.

Para essa discussão, convidamos os Professores Sílvio Gallo (Unicamp), Roberta Borges (NEPP/Unicamp) e André Martins (UFJF) grandes pesquisadores da área de educação, referência nas discussões sobre as políticas públicas educacionais.