Núcleo de Estudos de Políticas Públicas
Projetos em andamento

Área de Pesquisa: Educação

Início: 07/01/2010
Término: 01/12/2025

Objetivo:
Análise quantitativa sobre a ampliação do ensino superior e a inclusão dos grupos sub-representados (segundo renda e cor) através das ações afirmativas, recentemente implementadas e a correspondente aumento (ou não) da equidade no acesso ao ensino superior.

Fonte Financiadora: não há

Instituições envolvidas: nenhuma

Pesquisador principal: Ana Maria Aves Carneio Da Silva

Produto: relatório

Palavras chave: equidade e desigualdade social

Área de Pesquisa: SAÚDE

Início: 29/10/2019
Término: 29/10/2025

Objetivo:
Apoiar o GTAB - Grupo de Trabalho de Atenção Básica -  em seus processos de aprimoramento técnico voltado à suas proposições e ações de subsídio ao CONASEMS, visando ao desenvolvimento e fortalecimento da Atenção Básica no Brasil.

Fonte Financiadora: Sem fonte financiadora

Instituições envolvidas: Programa de Estudos em Sistemas de Saúde - PESS/NEPP e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - CONASEMS

Pesquisador principal: Carmen Cecília de Campos Lavras

Produto: Em elaboração

Palavras chave: Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS); Atenção Básica; Sistema Único de Saúde (Health Councils; Primary Health Care; Unified Health System)

Área de Pesquisa: Educação

Início: 13/03/2020
Término: 12/03/2025

Objetivo:

Colaboração entre o Programa de Estudos em Educação Infantil - PEPPEI/NEPP/UNICAMP e a Escola Polaris por meio de estudo sobre projeto educativo que objetive a construção de uma identidade pedagógica de referência caracterizada pela prática democrática na Educação Infantil.

Fonte Financiadora: Não há

Instituições envolvidas: ESCOLA POLARIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Pesquisador principal: Roberta Rocha Borges

Produto: Relatórios

Palavras chave: Escola Polaris de Educação Infantil

Área de Pesquisa: Educação, Políticas públicas de educação e educação infantil

Início: 20/08/2021
Término: 19/08/2025

Objetivo:
Realizar avaliação das Políticas Públicas Educacionais do Município e a produção de estudos integrados à formação de Gestores, Coordenadores Pedagógicos e Professores dos segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, visando concretizar uma educação pautada no direito à diferença e na implementação de projetos que buscam eliminar barreiras educacionais que excluem crianças e adolescentes da escola.

Fonte Financiadora: Sem financiamento

Instituições envolvidas: Prefeitura de Mococa

Pesquisador principal: Roberta Rocha Borges

Produto: Em elaboração

Palavras chave: Educação, Políticas públicas de educação e educação infantil

Área de Pesquisa: Educação

Início: 01/05/2018
Término: 01/01/2025

Objetivo:
O objetivo principal do projeto é fortalecer a cooperação em pesquisa, por meio de um convênio internacional, para a ampliação do conhecimento sobre a Educação Infantil como Política Pública de Educação, entre Núcleo de Estudos em Políticas Públicas – NEPP, LEPED e Reggio Children – Itália

Fonte Financiadora: Não há financiamento

Instituições envolvidas: NEPP E LEPED (Faculdade de Educação - FE)

Pesquisador principal: Roberta Rocha Borges

Produto: Em elaboração

Palavras chave: Educação, Políticas Públicas de Educação, Educação Infantil

Área de Pesquisa: Saúde Coletiva/pública

Início: 27/01/2023
Término: 26/01/2028

Objetivo:
O projeto proposto contempla o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas que visam favorecer o desenvolvimento do SUS no município de Jundiaí, especialmente no que tange ao fortalecimento da Atenção Básica, tendo como foco a Integração do SUS, contribuindo institucionalmente ao desenvolvimento de estudos, pesquisas e atividades de extensão no campo das políticas públicas do país.

Fonte Financiadora: Não há

Instituições envolvidas: Munícipio de Jundiaí

Pesquisador principal: Carmen Cecília Campos Lavras

Produto: Relatórios

Palavras chave: Apoio ao desenvolvimento do SUS

Área de Pesquisa: Educação

Início: 11/12/2020
Término: 11/12/2025

Objetivo:

Estabelecer a cooperação técnica para o desenvolvimento de pesquisa em educação, a divulgação de conhecimento científico, inovação em instrumentos de política pública educacional e a promoção do debate sobre políticas voltadas à melhoria da qualidade e da equidade da educação brasileira.

Fonte Financiadora: Fundação Tide Azevedo Setubal

Instituições envolvidas: Fundação Tide Azevedo Setubal

Pesquisador principal: Maurício Ernica

Produto: Em elaboração.

Palavras chave: educação, politicas publicas

Área de Pesquisa: Interdisciplinar

Início: 01/07/2022
Término: 30/06/2024

Objetivo:
O projeto aborda o impacto internacional da produção científica brasileira sobre COVID-19, articulado com a nacionalidade dos atores que estabelecem as cooperações. Pretende-se investigar se parte do bom desempenho do país na produção científica no referido tema resulta da cooperação entre brasileiros situados no Brasil e membros da diáspora brasileira de CT&I no exterior. Diáspora é entendida na perspectiva profissionais expatriados que trabalham nos campos científico, técnico/tecnológico e de ensino superior. O projeto visa cobrir duas lacunas no conhecimento. A primeira refere-se a como identificar a mobilidade internacional dos cientistas brasileiros, sua fixação em outros países e a cooperação destes com cientistas no Brasil. A segunda trata de analisar em profundidade casos de sucesso e insucesso de contribuição dos diasporados na pesquisa em COVID-19, incluindo-se a participação destes atores na mudança de padrão das parcerias de cooperação internacional. Em relação ao primeiro desafio científico, a forma de superá-lo envolve o desenvolvimento de uma metodologia para a identificação da nacionalidade dos co-autores de trabalhos científicos, entendendo a co-autoria de trabalhos como proxy de cooperação e a informação da afiliação para rastrear a migração científica de um país para outro. Este formato, entretanto, não é totalmente adequado para analisar a diáspora, pois o país refere-se à localização geográfica onde o autor estava trabalhando durante o tempo no qual desenvolveu o artigo e não à sua nacionalidade ou país de nascimento. Frente a isso, elaborou-se um passo a passo metodológico que envolverá 5 etapas. A primeira é a busca por artigos no tema da COVID-19 incluindo a afiliação do autor a uma instituição de pesquisa no Brasil. A segunda etapa é a seleção dos artigos realizados em co-autoria internacional, usando a filiação dos autores. A terceira etapa é a elaboração da listagem de todos os autores destes artigos para acompanhar trajetórias de migração. A quarta etapa é envolve a identificação dos países de nascimento de todos os autores da amostra selecionada. Para isso, serão utilizadas bases de dados complementares, como bases de currículos (CV Lattes) e outras estratégias a serem desenvolvidas. A quinta e última etapa será a seleção de artigos entre autores brasileiros situados no país estrangeiro e membros da diáspora. Em relação ao segundo desafio, o projeto inova ao utilizar metodologia inédita no estudo de diásporas de alta qualificação, qual seja, a análise comparativa qualitativa - Qualitative Comparative Analysis (QCA), com os diasporados e suas contrapartes no Brasil, com vistas a mapear as condições de sucesso/fracasso dessas experiências e se a participação destes atores ajudou a tornar as parcerias de cooperação internacional mais simétricas. O objetivo é reconstituir, com rigor e profundidade, essas experiências de interação e avaliar seus resultados, para em seguida proceder à uma análise comparada dos casos, com auxílio da metodologia QCA que permita identificar diferentes configurações de condições que sejam suficientes para explicar sucesso e fracasso dessas interações. Especificamente, buscar-se-á identificar a contribuição dos diasporados nestas condições. Para isso, será selecionada uma amostra composta por casos que envolvem cooperação internacional com membros da diáspora e cooperação internacional sem membros da diáspora. A escassez de estudos sobre as diásporas de CT&I a nível internacional dificulta tanto o avanço das análises feitas sobre o fenômeno, bem como a elaboração de políticas públicas sobre o tema. O projeto pretende, portanto, contribuir internacionalmente com esse debate, considerando a inexistência de publicações internacionais sobre a diáspora brasileira.

Fonte Financiadora: FAPESP

Instituições envolvidas: FAPESP

Pesquisador principal: Ana Maria Alves Carneiro da Silva

Produto: Relatórios

Palavras chave: Diáspora científica brasileira

Área de Pesquisa: educação

Início: 01/07/2022
Término: 01/12/2024

Objetivo:

A desigualdade de gênero no mercado de trabalho tem consequências de longo prazo, não apenas para as mulheres, mas para a sociedade como um todo. Algumas razões que devem motivar a redução dessas diferenças incluem melhores soluções de problemas devido à diversificação das equipes de trabalho, aumento na renda das famílias devido à maior igualdade de rendimentos entre mulheres e homens, e maior crescimento econômico dado o potencial aumento da competitividade e da qualidade de vida que as profissões mais bem remuneradas (especialmente nas áreas ditas mais tecnológicas) podem trazer a um país. Não à toa, a igualdade salarial de gênero permanece uma prioridade em todos os países da OCDE. Tanto o nível universitário quanto a área de estudo são marcadores históricos da estratificação social. No entanto, ainda se conhece pouco sobre como esses fatores influenciam os diferenciais de gênero no mercado de trabalho. É importante analisar, por exemplo, se homens e mulheres recém-formados estão se inserindo em atividades condizentes com sua área e nível de formação e se os salários auferidos também diferem a depender do sexo, mesmo em áreas e níveis de formação equivalentes. Com base diferentes fontes de dados, pretendemos avançar nessa discussão, já que poderemos estudar o status de emprego e a diferença salarial de gênero entre os egressos da UNICAMP em diferentes níveis do ensino superior (graduação, especialização, mestrado, doutorado, etc). Sendo uma das universidades mais prestigiadas da América Latina, a UNICAMP representa um importante estudo de caso para uma compreensão mais ampla sobre a inserção laboral dos egressos das universidades brasileiras..

Fonte Financiadora: Não há

Instituições envolvidas: NEPO/Unicamp

Pesquisador principal: Ana Maria Alves Carneiro Da Silva

Produto: Reletório

Palavras chave: egressas e egressos da UNICAMP

Área de Pesquisa: Educação

Início: 11/12/2020
Término: 11/12/2025

Objetivo:
Educação e Desigualdades no Brasil Contemporâneo é um projeto de pesquisa e de debate sobre políticas públicas nascido no interior de uma rede de grupos de pesquisa em educação e desigualdades, iniciativa apoiada pela Fundação Tide Setubal e integrada por grupos de universidades dos estados de São Paulo (Unicamp, USP, Unifesp), Minas Gerais (UFMG e UFOP) e Rio de Janeiro (UFRJ). Seus objetivos e suas ações específicas procuram desenvolver a temática expressa no título e fortalecer a presença dela tanto no campo científico, quanto no debate público.

Fonte Financiadora: Entidade privada

Instituições envolvidas: Fundação Tide Setubal

Pesquisador principal: Maurício Ernica

Produto: Relatórios

Palavras chave: Educação e desigualdade no Brasil.

Área de Pesquisa: Educação

Início: 01/01/2022
Término: 01/12/2025

Objetivo:
O objetivo geral da pesquisa é desenvolver e aplicar metodologia para avaliação da experiência estudantil na pós-graduação e seus efeitos nas trajetórias dos egressos. São objetivos secundários: a) Adaptar os instrumentos de coleta de dados primários aos programas de pós-graduação da Unicamp, IAC e Unisinos; b) Desenvolver o questionário de alumni; c) Analisar o perfil da demanda de forma comparativa com o dos ingressantes; d) Analisar as percepções dos estudantes acerca do clima do campus e diversidade; e) Apoiar a gestão dos programas; f) Apoiar a avaliação quadrienal CAPES dos Programas; g) Analisar o tempo de conclusão do curso e fatores associados; h) Caracterizar a trajetória profissional dos egressos do programa e identificar tendências que afetam as trajetórias.

Fonte Financiadora: não há

Instituições envolvidas: Faculdade de Ciências Aplicadas, Faculdade de Educação, Instituto de Geociências da Unicamp; Unisinos e IAC

Pesquisador principal: Ana maria Alves Carneiro da Silva

Produto: Relatório

Palavras chave: Experiência estudantil na Pós-Graduação

Área de Pesquisa: EDUCAÇÃO

Início: 01/02/2018
Término: 12/03/2025

Objetivo:
O presente Acordo tem por objeto a colaboração ente o NEPP e a Escola Polaris por meio de estudo sobre projeto educativo que objetive a construção de uma identidade pedagógica de referência no que se refere a prática democrática na Educação Infantil.

Fonte Financiadora: Sem financiamento

Instituições envolvidas: Escola Polaris - Americana

Pesquisador principal: Roberta Rocha Borges

Produto: Em elaboração

Palavras chave: Políticas públicas de educação e educação infantil

Área de Pesquisa: Políticas Públicas

Início: 15/08/2023
Término: 15/08/2028

Objetivo:
Desenvolver solução tecnológica com recursos de inteligência artificial (ChatPP) para apoio à realização de pesquisa no campo de politicas públicas; realizar carga, manutenção e produção de texto e material sobre políticas públicas em um Repositório específico, alimentado por uma rede de instituições universitárias e de pesquisa capilarizada pelo país (GeraPP) ; e qualificar profissionais das administrações municipais e estaduais e conselheiros de participação social para acesso e uso das informações para o debate público, formulação e gestão de programas públicos em todo o território nacional (QualificaPP).

Fonte Financiadora: Não há

Instituições envolvidas: Universidade Federal de Goiás

Pesquisador principal: Ana Lucia Gonçalves da silva

Produto: relatórios

Palavras chave: Inteligência Artificial, Políticas Públicas

Área de Pesquisa: Políticas Públicas

Início: 14/08/2023
Término: 14/08/2024

Objetivo:
Realizar uma análise diagnóstica da população infantil e adolescente de Itapira - SP, a fim de subsidiar ações e tomadas de decisões do CMDCA e da Secretaria Municipal de Promoção Social, assim como das outras instâncias governamentais, na formulação e execução de políticas, programas e projetos prioritários a esse segmento populacional.

Fonte Financiadora: entidade pública

Instituições envolvidas: pública

Pesquisador principal: Juliana Pasti Villalba

Produto: relatórios

Palavras chave: DIAGNÓSTICO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE ITAPIRA

Área de Pesquisa: Não se aplica.

Início: 01/01/2016
Término: 01/01/2030

Objetivo:

A comunicação interna está sendo desenvolvida mediante identificação das informações do núcleo e sua divulgação. Estão sendo redesenhados o site e as páginas do núcleo nas redes sociais. 

Fonte Financiadora: Sem financiamento.

Instituições envolvidas: Nepp

Pesquisador principal: Diversos servidores do NEPP e Coordenação.

Produto: Publicações nas mídias sociais do Nepp

Palavras chave: Não se aplica.

Área de Pesquisa: Não se aplica.

Início: 01/01/2016
Término: 01/01/2030

Objetivo:

Publicação de caráter multidisciplinar, escrita por pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação, membros associados e convidados, com periodicidade semestral. Visa publicar artigos, relatórios de pesquisa, pesquisas em andamento, entrevistas e resenhas relacionados com as múltiplas dimensões da política pública. Publicação na plataforma de revistas digitais Open Journal Sistem. Na etapa 1, de implantação, foram publicados 4 quatro números online. 

Fonte Financiadora: Não possui.

Instituições envolvidas: Nepp

Pesquisador principal: Diversos servidores do NEPP e Coordenação.

Produto: Publicação na plataforma Open Journal Sistem.

Palavras chave: Não se aplica.

Área de Pesquisa: Não se aplica.

Início: 01/01/2016
Término: 01/01/2030

Objetivo:

A memória foi trabalhada a partir da manipulação de grande quantidade de material de arquivo conservada desde longo tempo no núcleo, esta atividade foi orientada pelo Arquivo Central do Sistema de Arquivos - SIARQ /UNICAMP. Está se desenvolvendo juntamente com o sistema de arquivo da memória do Núcleo, processo de comunicação e registro das informações para produzir relatórios de atividades anuais, trienais e quinquenais. Destaque-se quanto a isto que a organização da memória do Núcleo obrigou a definir a gestão do fluxo de informações e a sua disposição em planilhas eletrônicas de gestão e controle de processos. O resultado foi a maior agilidade na elaboração de relatórios técnicos e especialmente do Relatório de Avaliação Quinquenal da Unicamp. 

Fonte Financiadora: Sem financiamento.

Instituições envolvidas: Nepp

Pesquisador principal: Diversos servidores do NEPP e Coordenação

Produto: Relatório

Palavras chave: Não se aplica.

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