COOPERACAO ENTRE NEPP E UNIVERSIDADE NACIONAL DE CORDOBA
03 Dez 2018

Em reunião ocorrida na última sexta feira do mês de novembro de 2018, na sala da direção do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp (NEPP), foi assinado o convênio de Cooperação entre o Núcleo e a Universidade Nacional de Córdoba (UNC), da Argentina.
O encontro para a assinatura do convênio que contou com a presença de pesquisadores do Núcleo foi assinado pelo coordenador do NEPP professor Carlos Raul Etulain e a advogada, e representante da Universidade de Córdoba, Maria Eugênia Gil.
Dentre as atividades previstas, tem destaque para as publicações sobre Políticas Públicas que serão realizadas conjuntamente pelas duas instituições.
A assinatura do convênio ocorre em momento extremamente oportuno uma vez que foi há exatamente cem anos atrás que a Universidade Nacional de Córdoba se notabilizou no cenário Latino Americano e mundial quando a reitoria da instituição foi invadida pelos estudantes e publicaram documento intitulado que começa com a seguinte frase: “Da juventude argentina de Córdoba aos homens livres da América”. Esse Manifesto de Córdoba foi escrito em junho de 1918, na maior cidade do interior da Argentina, no momento em que estudantes ocupavam a Universidade de Córdoba e depunham o reitor recentemente eleito, exigindo uma reforma na educação do continente. Era a explosão de um movimento que ficou conhecido como a Reforma de Córdoba, e abalou as estruturas de universidades em toda a América Latina.