Caderno de Pesquisa NEPP
22 Jun 2018
O conjunto de trabalhos deste Caderno manifesta os interesses de Ana Maria Fonseca, nossa colega pesquisadora do NEPP.

São três artigos, em coautoria, que foram produzidos em momentos diferentes, porém apresentam preocupações permanentes da sua trajetória intelectual. Enfrentar a vida real elevando-a a condição política, virtude de uma personalidade de pensamento absolutamente compromissado com a vida real. Daí a sua dileção pelos temas de população, fome, pobreza, transferência de renda, tratados com talento de autora-militante.

Uma trajetória intelectual não poderia jamais se exprimir em três exemplos, no entanto estes trabalhos são apropriados para mostrar as afinidades eletivas de Ana Fonseca, pois todos eles são portadores de método, posição política e declarada decisão de enfrentar sem desvios a luta política que sustenta – no plano da realidade – a efetiva realização das políticas sociais.

De personalidade íntegra e alegria ímpar, Ana Fonseca enfrentou a vida real construindo uma reflexão na fronteira das políticas públicas e da história social, entre a pesquisa aplicada e a gestão pública.

No primeiro artigo estão registrados os passos iniciais dos programas de transferência de renda com condicionalidades na América Latina, com ênfase na experiência brasileira. Testemunha os dilemas enfrentados na implementação do Programa Bolsa Família, iniciado de 2003 e as decisões estratégicas.

O segundo artigo aborda a proteção social na América Latina e Caribe, evidenciando movimentos de avanços e recuos ao longo do tempo e apontando contradições e limites. Uma das ênfases é o desenvolvimento institucional dos sistemas de saúde na região.

O terceiro artigo apresenta as novas políticas de desenvolvimento social adotadas após 2003, nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Roussef, contextualizando as conjunturas econômica e política e o avanço das políticas sociais.