Estudo dos "Rankings das Melhores Universidades"
NEPP
29 Set 2017
http://ebolgo.com/
O Laboratório de Estudos de Educaçao Superior (Lees) promoveu, no ultimo dia 28 de setembro, no auditório Núcleo de Estudos de Políticas Públicas, mais um concorrido encontro que teve como tema "Rankings brasileiros de cursos e instituiçoes". Esse seminário faz parte da programaçao do Lees que promove mensalmente reunioes com pesquisadores e estudantes que sobre temas ligados a educaçao superior.

Nesse encontro foram abordados dois temas importantes que contribuíram e que vem contribuindo para apurar os melhores cursos e melhores instituiçoes de ensino superior no país. A primeira apresentaçao da manha foi sobre o ranking que a revista Playboy realizou entre 1982 e 2000 e foi pioneira nesse tipo de publicaçao no Brasil. A segunda apresentaçao versou sobre o ranking da revista Guia do Estudante que lista os melhores cursos e melhores instituiçoes de ensino superior.

Revista Playboy, onde tudo começou

O pesquisador Armando Gonçalves, formado em Ciencias Econômicas pela Puc/SP, vem realizando intensa pesquisa sobre o "Ranking da Revista Playboy", para a elaboraçao da sua dissertaçao de mestrado em Educaçao, no programa de pós graduaçao da Puccamp.

Coincidencias do acaso, a apresentaçao de Armando Gonçalves ocorreu no dia seguinte ao passamento do fundador da revista Playboy, Hugh Hefner, aos 91 anos, na cidade de Los Angeles, nos EUA. Hefner, lançou o primeiro número da sua revolucionária revista Playboy em 1953 e, em pouco tempo, se transformou num sucesso de vendas nos EUA e no mundo, principalmente pelas entrevistas polemicas que publicou como Malcom X, Martin Luther King, Jimmy Carter, Mohmmad Ali entre centenas de outros .

No Brasil, a ediçao da revista, sob concessao da Editora Abril, foi publicada ininterruptamente durante 40 anos entre 1975 a 2015.  Aqui, a revista manteve os moldes da revista publicada nos EUA e trouxe pela primeira vez ao grande público entrevistas que causaram impacto pelas revelaçoes dos seus entrevistados. Dentre a longa lista podemos citar Pelé, Oscar Niemayer, Fernanda Montenegro, Fidel Castro, Roberto Campos, Miguel Arraes, Jarbas Passarinho, Lula etc. Entre seus colunistas renomados destacam-se Jorge Amado, Roberto Drumond, Ivan Lessa, Gabriel Garcia Marques, Ruy Castro, Érico Veríssimo e outros.

Na sua apresentaçao, Armando Gonçalves apontou como os rankings de universidades foram aparecendo na década de 1980 na mídia mundial, nos rankings oficiais e, no Brasil, o pioneirismo da revista Playboy ao se dedicar a pesquisar e publicar anualmente o ranking das "Melhores faculdades do Brasil", numa época em que esse tema era pouco debatido. A seguir Gonçalves explicou como está realizando seu trabalho de pesquisa. Primeiro um extenso levantamento bibliográfico e análise documental de todas as ediçoes da revista quando da ediçao anual do ranking e também realizou entrevistas com tres antigos editores que participaram do trabalho realizado pela publicaçao.

Armando Gonçalves destacou o caráter pioneiro da revista Playboy na publicaçao do ranking das "Melhores Faculdades do Brasil" publicado durante um período de vinte anos que vai de 1981 a 2000. Destacou que em seu trabalho será feito estudo da metodologia utilizado pelos técnicos da revista e dos seus resultados, em perspectiva longitudinal.

Durante o período auge, nos anos 90, a revista Playboy vendia mais de 400 mil exemplares por mes e a ediçao do número anual do ranking das "Melhores Faculdades do Brasil" era cobiçado por grande parte dos estudantes de todo o país.

Guia do Estudante

A segunda apresentaçao que teve como tema o ranking da revista Guia do Estudante, coube ao jornalista e editor da revista Fábio Volpe que está na Editora Abril há mais de vinte anos.

Volpe abriu sua fala mostrando a importância que o Guia do Estudante tem na vida dos jovens para a escolha do curso e da universidade que querem frequentar. Em dados estatísticos mostrou que os frequentadores do site do Guia do Estudante sao formados por mais 80% de jovens até 24 anos com maior concentraçao entre 15 e 19 anos. Outro dado interessante é que dois terços do público sao mulheres e os predomínios dos visitantes do site sao de classes B e C, dos quais 55% estao matriculados em escolas públicas. Mensalmente o site do Guia recebe aproximadamente a visita de 4.2 milhoes mensais, além da publicaçao de 16 guias anuais da revista impressa com tiragem de 40 mil exemplares cada.

Fábio Volpe destacou ainda o trabalho intenso que os jornalistas e analistas da revista desenvolvem ao longo de cada ano para atualizar os dados de 2116 escolas de ensino superior realizada ao longo do ano em curso. Durante período de quatro meses a equipe responsável pelo banco de dados entra em contato, por mail ou telefone, com todas as instituiçoes de ensino superior do país. Nesse cadastramento, as escolas informam os cursos de graduaçao que irao oferecer no próximo vestibular. Para esse ano foram registrados 32 mil cursos em todo o território brasileiro. Porém, destaca Volpe, nem todos os cursos participam da avaliaçao do Guia do Estudante. "Nesse ano", diz Volpe, "dentre os 32 mil cursos oferecidos, apenas 17 mil atenderam aos pré-requisitos que os técnicos da revista consideram fundamentais para avaliaçao dos cursos oferecidos".

Em seguida Volpe mostrou como a revista faz o processo de avaliaçao dos cursos utilizando o sistema de sete pareceristas que dao notas aos cursos previamente selecionados. Destaca ainda que cada parecerista avalia em média de dez a, no máximo, vinte cursos.

A partir de 2006 a revista Guia do Estudante passou a publicar o ranking da "Universidade do Ano" com uma categoria chamada "premio melhores universidades" e, para tanto, foi desenvolvida uma fórmula para balancear a quantidade e qualidade dos cursos estrelados por instituiçao.

Fatal error: Uncaught ArgumentCountError: strtoupper() expects exactly 1 argument, 2 given in /var/www/nepp/app/view/noticia.php:111 Stack trace: #0 /var/www/nepp/app/view/noticia.php(111): strtoupper() #1 /var/www/nepp/helpers/functions.lib(68): require('...') #2 /var/www/nepp/index.php(64): Functions->requireFormatHTML() #3 {main} thrown in /var/www/nepp/app/view/noticia.php on line 111