Seminários LEES
08 Jun 2018
O Laboratório de Estudos de Educação Superior da Unicamp (LEES), dando continuidade à sua programação quinzenal promoveu, no mês de maio de 2018, dois encontros que reuniram docentes, pesquisadores e estudantes. Os encontros ocorrem sempre duas quintas feiras por mês, no período da manhã, no auditório do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp (NEPP).
Na manhã do dia 10, coube ao professor Renato Pedrosa, do Instituto de Geociências e membro do Less, apresentar o trabalho realizado pelo seu orientando de iniciação científica intitulado "Avaliação da Capes e produção científica: o caso dos cursos de Física". A pesquisa foi realizada pelo aluno de graduação Waldheim Pereira e contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). A pesquisa teve foco na relação entre a produção científica das instituições com cursos de doutorado em Física, a análise de dados bibliométricos e as notas Capes atribuídas a esses programas.

Na manhã do dia 24 de maio, a programação do LEES contou com a presença da professora Helena Sampaio e seus alunos Amanda Pinheiro (graduanda da Faculdade de Educação da Unicamp e pesquisadora em nível de Iniciação Científica) e Rafael Iocci (mestrando do PPGE/UNICAMP). Foram abordados dois temas durante o encontro. O primeiro o “Ensino Superior no Estado de São Paulo” e o segundo abordou questão do “Ensino de Engenharia na região”. Esse último trabalho apresentado teve como base uma pesquisa mais ampla intitulada "A oferta de cursos de engenharia nas regiões administrativas de Campinas e Sorocaba: características institucionais e acadêmicas". Essa pesquisa analisou o trabalho de campo dos pesquisadores em instituições de Ensino Superior das duas regiões administrativas que oferecem cursos de Engenharia, realizando visitas aos cursos e entrevistas com coordenadores e alunos sobre a avaliação do ensino oferecido, o perfil discente, o formato das aulas e a qualificação dos docentes.