Pesquisadores do NEPP apresentam trabalho em Congreso Internacional de Educación e Innovación no Chile
29 Abr 2024

Os pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas Aplicadas às Tecnologias Digitais na Educação de Crianças - GEPPPATDEC do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Campinas, Rafael Moraes, Riza Lemos e Ana Carolina Mattos participaram do XVII Congreso Internacional de Educación e Innovación - CIEI realizado de 11 à 13 de abril de 2024, em Santiago de Chile. Com a temática: “Interconectando redes diante dos desafios educacionais”, o evento é fruto de uma iniciativa do Grupo de pesquisa AREA (Análise da Realidade Educacional) da Universidade de Granada - Espanha, e foi sediado pela Universidade Andrés Bello (UNAB) – Chile. Na oportunidade foi apresentado o trabalho intitulado Digital Information And Communication Technologies In Education’s Public Policy In Brazil: A Study On National Digital Education Policy (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas Políticas Públicas de Educação no Brasil: Um Estudo Sobre a Política Nacional de Educação Digital) de autoria dos pesquisadores e da Líder do Grupo Profa. Dra. Roberta Borges. Para Roberta, “a participação dos pesquisadores do Grupo de Estudos em um evento internacional é de grande importância, possibilita a troca de experiências e o contato com o que tem de mais recente na área, além da interlocução com demais pesquisadores e instituições de ensino de diversos países. Possibilita também a inserção das discussões realizadas pelo GEPPPATDEC em âmbito internacional”. O trabalho apresentado poderá ser conferido em breve, uma vez que integrará um livro publicado pela editora Dykinson contendo os trabalhos aprovados pela Comissão Científica do congresso. Trata-se de um estudo sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs a partir da Política Nacional de Educação Digital, instituída por meio da Lei Federal nº 14.533 de 11 de janeiro de 2023, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº 9394/1996). Em sua análise preliminar os dados apontam que muito embora possa ser considerado um avanço significativo o estabelecimento de uma Política Nacional de Educação Digital, um longo caminho ainda necessita ser percorrido para que de fato sua implementação se concretize e o direito à educação seja garantido a todos e todas. De acordo com Rafael Moraes, que além de pesquisador do grupo é também um dos autores do trabalho apresentado, “é uma honra ter nossa pesquisa reconhecida e selecionada para fazer parte do corpo de conhecimento desta renomada publicação! Este estudo é fruto de uma parceria que, para além da escrita conjunta, contou com o apoio institucional da Unicamp, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e da Prefeitura de Campinas. Constituindo um marco importante a nível pessoal e profissional, inserindo as pautas brasileiras em fóruns de discussão internacional, isso é muito relevante”! O Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas Aplicadas às Tecnologias Digitais na Educação de Crianças, reúne-se mensalmente e discute temáticas relacionadas às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs na educação e conta com pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, que estão vinculados a instituições de ensino do Brasil e da América Latina.