Acolhimento Familiar: Contribuições do IV Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar
11 Mar 2024

A publicação on line dos números 94 e 95 do Caderno de Pesquisa NEPP sob o título: “Acolhimento Familiar – contribuições do IV Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar”, tem como objetivo documentar e divulgar os artigos referentes aos cursos, palestras e debates apresentados no IV SIMAF. O seminário foi realizado em parceria com o Observatório da Infância e Adolescência (OiA), do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) e contou com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, do Governo Estadual de São Paulo, da Prefeitura Municipal de Campinas, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Fundação FEAC e da Aldeias Infantis SOS Brasil, do Instituto Geração Amanhã (IGA). O IV SIMAF se desenvolveu durante quatro dias de atividades presenciais com aproximadamente 700 participantes, 105 trabalhos apresentados e 70 palestrantes nacionais e internacionais de seis países, em busca de troca de informações e conhecimento sobre acolhimento familiar. O acolhimento familiar tem como objetivo a proteção temporária da criança ou adolescente que esteja em situação de risco e que, por algum motivo, precise se afastar do convívio da própria família. A presente publicação visa, dessa forma, como um dos objetivos primordiais do NEPP, contribuir com a promoção e avanço das práticas e políticas relacionadas ao acolhimento familiar.