Núcleo de Estudos de
14 Mai 2018
NEPP
REUNIÃO DO PESS EM DEFESA DO SUS

Durante os dias 10 e 11 de maio de 2018 mais de cinquenta profissionais, de várias áreas do conhecimento, participaram, no auditório Jorge Tapia, no Instituto de Economia da Unicamp, de encontro promovido pelo Programa de Estudos de Sistemas de Saúde, do Núcleo de Políticas Públicas da Unicamp (PESS/NEPP). O objetivo desse encontro foi apresentar os trabalhos de pesquisa e intervenção que o PESS vem realizando, desde sua criação em 2006, tendo sempre como meta aprimorar o atendimento na rede SUS.

Ao abrir o encontro, na manhã do dia 10, a coordenadora do PESS, médica sanitarista Carmem Lavras, fez um breve histórico lembrando dos idos de 1976 quando, em Campinas, teve início a construção de um sistema público de saúde. Isso porque, até a Constituinte de 1988, o atendimento à população era realizado apenas àqueles que possuíam carteira de trabalho assinada e aos demais os atendimentos de saúde pública eram realizados pelos serviços de emergência dos hospitais filantrópicos ou desassistidas.

"Não dá para trabalhar uma política de saúde pública sozinho", frisou Lavras "é preciso um grupo que pense e compartilhe das mesmas ideias em defesa do Sistema Único de Saúde e, o mais importante, é que não pode haver partidarização das ideias em defesa do bem-estar comum". Lavras lembrou ainda que a maior parte dos profissionais que atuam no SUS são formados na pratica, ou seja, durante o exercício do trabalho.

"O interesse de reunirmos esse grupo para esse encontro de dois dias é encontrar novos parceiros para o trabalho em grupo tendo como lugar de reflexão o PESS/NEPP", destacou Carmem Lavras. Ela lembrou ainda que "precisamos da união dos profissionais que atuam no SUS e que têm visão pública. Esse saber deve ser preservado. Temos que parar a sangria de "capital humano" e precisamos deixar uma marca de trabalho em defesa do SUS".

Participaram do encontro mais de cinquenta profissionais de várias áreas do conhecimento sendo que a maioria deles tiveram ou têm relação profissional direta com o SUS

Primeiro Dia

Os dois dias foram dedicados à apresentação de propostas e também das mais de três dezenas de projetos realizados pelo PESS nos seus doze anos de existência.

Na abertura da primeira apresentação, do dia 10, Carmem Lavras apresentou uma visão panorâmica do Sistema Único de Saúde e as necessidades de saúde da população na atualidade.

Na sequência, a pesquisadora do PESS/NEPP Maria Cristina Restittuti apresentou os sistemas de saúde integrados e mostrou vários indicadores sobre a transição demográfica e epidemiológica do país como fatores determinantes no envelhecimento e como atuam nas mudanças no modo de envelhecer e de morrer. Um desses indicadores expõem a situação da saúde e da instabilidade social como irmãs siamesas: o número de mortes entre jovens, de 15 a 29 anos, em decorrência da epidemia da violência urbana da qual o Brasil expõe suas feridas e seus abismos sociais.

As apresentações dos pesquisadores do PESS/NEPP Maria Teresa Moreira Porto e Domenico Feliciello mostraram duas situações que envolvem as ações do SUS. Para surpresa dos presentes, Teresa Porto apresentou um indicador que mostra como o gerenciamento do sistema é complexo e difícil, pois, existem mais de 17 mil portarias diretamente ligadas ao SUS.

O médico sanitarista Domenico Feliciello fez breve histórico da criação do SUS e destacou que "o nosso sistema de saúde é muito recente para a história do país". Ele apontou que um dos grandes desafios do Sistema Único continua sendo o investimento tripartite que hoje é mantido com recursos provenientes de 31% dos municípios; 24% do governo estadual e; 45% do governo federal. Domenico lembrou que há 30 anos quando o SUS foi criado o governo federal era responsável por 75% desse custeio. Por isso o maior desafio na atualidade é o "amadurecimento da gestão tripartite".

Já a pesquisadora do NEPP Juliana Pasti Villalba apresentou as estratégias e instrumentos mecanismos para coordenação do cuidado em saúde coletiva.

Segundo Dia

Na reunião do segundo e último dia do encontro a pesquisadora do PESS/NEPP Maria José Nogueira Sá apresentou à plateia, composta na sua maioria por profissionais da área da saúde pública, os projetos realizados pelo PESS/NEPP desde a formação do grupo, em 2006.

Ao todo foram mais de duas dezenas de projetos todos voltados para a melhoria das Redes de Atendimento à Saúde (RAS).

Dentre os inúmeros trabalhos Maria José destacou grande projeto que visou a caraterização das Regiões Metropolitanas no Brasil e a identificação das regiões de saúde nos municípios com mais de cem mil habitantes.

Outro destaque foi o diagnóstico da situação da saúde na Região Metropolitana de Campinas (RMC). O resultado desse exaustivo trabalho de pesquisa está disponível aos interessados, para download, no site do Nepp: www.nepp.unicamp.br

Grupos de Trabalho

No final do encontro Carmem Lavras propôs a criação de sete grandes Grupos Temáticos que envolvem atividades do Sistema Único de Saúde.

Os profissionais presentes escolheram, de acordo com seu perfil profissional de atuação, participar de um ou mais Grupos Temáticos. Os presentes se comprometeram a iniciar os trabalhos através de ferramentas digitais, como whatsapp, twiter, facebook, e-mail etc. as reuniões para troca de informações.

Os sete grandes Grupos Temáticos que irão ter agenda de trabalho e discussão ficaram assim divididos:

1.Rede de Atenção Primária à Saúde
2.Rede de Atenção Especializada à Saúde
3.Vigilância em Saúde
4.Direito Administrativo e Sanitário Aplicado
5.Saúde Mental
6.Gestão das Redes de Atenção à Saúde
7.Gestão do Conhecimento em áreas específicas (financiamento; necessidades de saúde; desenvolvimento do setor privado; sistemas comparados e; controle social)