Projeto Inteligência artifical às Políticas Publicas (IAPP)
Tote Nunes
30 Nov 2023

A Unicamp, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) assinaram nesta quinta-feira (30) um acordo de cooperação técnica visando colaborar na execução do projeto de pesquisa Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas.

Valendo-se de recursos de inteligência artificial (chatPP), o projeto pretende desenvolver soluções tecnológicas para dar apoio à realização de pesquisas no campo das políticas públicas, além de pretender produzir textos e material sobre políticas públicas em um repositório específico a ser alimentado por uma rede nacional capilarizada formada por instituições universitárias e de pesquisa.

O projeto também prevê a qualificação de profissionais de estruturas administrativas municipais e estaduais e de conselheiros de participação social a fim de permitir o acesso às e o uso das informações para o debate público e a formulação e a gestão de programas públicos em todo o território nacional.

O acordo foi assinado pelo reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, pelo presidente do IBGE, Márcio Pochmann, e pela reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima.

Coordenador-geral da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), do IBGE, o professor Paulo Jannuzzi explica que as três instituições se juntaram para desenvolver a proposta de uma rede com vistas à aplicação da inteligência artificial no aprimoramento das políticas públicas.

A proposta surgiu após o nascimento do Centro de Colaboração Interinstitucional de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas (Ciap). A criação do Ciap, por sua vez, foi uma iniciativa do Centro de Estudos Aplicados ao Setor Público da UFG, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) da Unicamp e da Ence. Mairoes informações aqui

Fonte: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2023/12/01/instituicoes-fecham-acordo-para-aplicacao-da-inte