Núcleo de Estudos de
NEPP
24 Abr 2018
NEPP
O coordenador do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp, professor Carlos Etulain, coordenou, no último dia 23 de abril, no auditório do núcleo, o primeiro encontro dos bolsistas do NEPP para o primeiro encontro de 2018. Esse encontro faz parte do "Programa de Formação para Estagiários e Bolsistas" que o núcleo realiza mensalmente.

Carlos Etulain fez breve apresentação das linhas de pesquisa e histórico institucional e conversou com os alunos sobre as características e objetivos do estudo de políticas públicas no Brasil. Através de abordagem histórica e contextualizada, foram apresentadas também a relação entre Políticas Públicas e desenvolvimento.

O coordenador do NEPP relatou um breve histórico das políticas desenvolvimentistas na América Latina com destaque para a atuação da Comissão Econômica para América Latina (CEPAL), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), com sede em Santiago do Chile.

Etulain destacou como a CEPAL enfatizou a diferença entre crescimento absoluto e desenvolvimento e sua relação com as ideias de racionalidade e progresso. Por fim, discutiu-se a importância das de um Estado organizador e estratégico com base política na qual o apoio às políticas públicas seja efetivo, visando melhorias sociais com objetivo de integrar o exercício da cidadania.

O encontro contou também com a participação de pesquisadoras e membros Núcleo. O próximo encontro será no dia 28 de maio. O objetivo desses encontros é reforçar o compromisso com a formação teórica e crítica dos alunos e futuros pesquisadores que passam pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em suas trajetórias pessoais e acadêmicas.