Uso racional de medicamentos
NEPP
17 Ago 2017
NEPP
Teve início, no último dia 16 de agosto, a primeira oficina de trabalho organizado pelo Programa de Estudos em Sistemas de Saúde (Pess) do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp (Nepp) em apoio ao projeto de açao do Grupo Técnico de Assistencia Farmaceutica que envolve sete municípios da regiao do ABC paulista.

Esse projeto, que é financiado pelo Plano de Açao Regional de Educaçao Permanente em Saúde, órgao da Secretaria Estadual de Saúde, tem como objetivo preparar ciclo de oficinas de qualificaçao na Assistencia Farmaceutica nos municípios envolvidos no projeto visando fortalecer e qualificar a Política de Assistencia Farmaceutica da regiao do ABC,  por meio das políticas da educaçao permanente e humanizaçao, tendo como eixo norteador o Uso Racional de Medicamentos. A farmaceutica e pesquisadora do Pess/Nepp Karen Sarmento Costa dirigiu o encontro que contou com a presença de profissionais da área farmaceutica do DRSI – NAF II (Diretoria Regional de Saúde I – Núcleo de Assistencia Farmaceutica II) e dos municípios envolvidos no projeto: Santo André, Sao Bernardo do Campo, Sao Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirao Pires e Rio Grande da Serra. Karen Costa, que tem em seu curriculum larga experiencia com o tema, foi   coordenadora nacional da Assistencia Farmaceutica Básica do Ministério da Saúde (2009-2015) e responsável pela formulaçao e implantaçao do Programa Nacional de Qualificaçao da Assistencia Farmaceutica (Qualifar-Sus) e Sistema Nacional de Gestao da Assistencia Farmaceutica (Hórus), nos municípios brasileiros.

Ao abrir o encontro Karen Costa destacou que o Pess/Nepp tem um conjunto de açoes e linhas de pesquisa que visam apoiar o fortalecimento do SUS e, em especial, o SUS no Estado de Sao Paulo. Ela salientou ainda que o Pess tem apoiado "esse grupo de farmaceuticos da regiao do ABC" na elaboraçao de instrumentos e definiçao de estratégias para o desenvolvimento do projeto. A reuniao do dia 16 durou todo o dia e teve como objetivo primeiro alinhar os objetivos do projeto e definir as estratégias a serem adotadas pelo grupo para o desenvolvimento do projeto que tem duraçao de setembro de 2017 a maio de 2018 e preve encontros com os profissionais de saúde dos sete municípios que, juntos, atendem uma populaçao de 2,5 milhoes de pessoas.

O lançamento oficial do projeto ocorrerá no próximo dia 5 de setembro, no município Sao Caetano do Sul com a presença dos secretários de saúde e todos os profissionais que atuam na área da saúde na regiao do ABC.

O coordenador da Assistencia Farmaceutica de Ribeirao Pires, Paulo Cesar Rocha Lima foi designado, pelo grupo de farmaceuticos que participaram do encontro no auditório do Nepp, a apresentar as açoes que devem ocorrer, ao longo dos sete meses de duraçao e financiamento do projeto. Paulo Lima destacou "é preciso mudar a imagem do profissional em farmácia do Sus que é visto apenas como responsável pela logística da entrega de medicamentos ou dispensário de remédios". "É preciso", diz ele, "que o farmaceutico seja incluído nas equipes de saúde e possa discutir junto com o médico e demais profissionais da saúde o melhor tratamento para o paciente e também que o farmaceutico possa orientar o planejamento terapeutico e no uso racional de medicamentos".

As afirmaçoes de Lima encontram respaldo nos dados estatísticos do Ministério da Saúde que apontam um número elevado de pacientes hipertensos que nao seguem o tratamento adequadamente por falta de acompanhamento profissional. "O farmaceutico pode ajudar muito as equipes de saúde da atençao básica tanto no acompanhamento de pacientes como no cuidado com as reaçoes adversas dos medicamentos", destaca Paulo Lima.

A representante do NAF II Santo André, Janaina Carla da Silva, também fez questao de frisar que espera que o projeto consiga implantar uma nova mentalidade regional para a inclusao do farmaceutico no atendimento direto da saúde junto a comunidade. Ela afirma que "espera é que após nossos encontros os gestores da saúde mudem a estratégia com relaçao aos farmaceuticos que atualmente é visto apenas como responsável pela organizaçao e dispensário de medicamentos. É preciso que esse profissional seja incorporado as equipes de saúde e exerça efetivamente o cuidado dos usuários do sistema de saúde".

Já para a coordenadora de Assistencia Farmaceutica de Diadema, Karina Santos Rocha a ajuda que o projeto pode dar a regiao do ABC "é trazer a ideia de um movimento importante dentro da regiao de sensibilizaçao e mudança nas práticas do uso dos medicamentos e pensar no cuidado dos pacientes e nao apenas nas caixinhas de medicamentos que eles fazem uso".

O farmaceutico Felipe Tadeu de Carvalho, atualmente no cargo de coordenador adjunto da Regional de Saúde Leste do município de Sao Paulo também é um dos defensores dessa proposta e participou do encontro do dia 16, trazendo colaboraçao e incentivando os presentes pela sua experiencia profissional dos anos que trabalhou no Ministério da Saúde. Ele destacou a importância do projeto dos sete municípios do ABC e a parceria com o Pess/Nepp que propoem o envolvimento "dos farmaceuticos e outros profissionais da área da saúde para que possam juntos, atuar nessa rede articulada que é a saúde e desenvolver açoes voltadas para a educaçao dos usuários da rede pública e contribuir para a mudança de prática e promover a racionalizaçao da utilizaçao de medicamentos que vai desde a prescriçao, a entrega do insumo". "Essas açoes articuladas", diz ele, "visam responder a uma demanda social que está associada a utilizaçao inadequada de produtos farmaceuticos para a saúde destacando a adesao muito baixa de uso de medicamentos por pacientes portadores de doenças crônicas e internaçoes hospitalares em decorrencia do mau uso dos medicamentos".

A coordenadora do Programa de Pesquisa em Sistema de Saúde, médica sanitarista Carmem Lavras, que esteve presente ao encontro no período da tarde, destacou a importância do Pess/Nepp participar "em um projeto como esse, pois, a universidade deve ter respostas concretas para a demanda da sociedade". Disse ainda é importante "estimular açoes que visem o uso racional de medicaçao e para o Pess em estimular essa açao e apoiar o Sus Sao Paulo nas açoes que visem a integraçao da assistencia a saúde e o fortalecimento da atençao básica".

Ao encerrar o encontro a pesquisadora Karen Costa destacou que "nossa expectativa é que, no final desse projeto, consigamos além de conscientizar os profissionais para o uso racional de medicamentos, aprimorar as práticas dos profissionais da saúde visando o cuidado mais efetivo da populaçao".

Fatal error: Uncaught ArgumentCountError: strtoupper() expects exactly 1 argument, 2 given in /var/www/nepp/app/view/noticia.php:111 Stack trace: #0 /var/www/nepp/app/view/noticia.php(111): strtoupper() #1 /var/www/nepp/helpers/functions.lib(68): require('...') #2 /var/www/nepp/index.php(64): Functions->requireFormatHTML() #3 {main} thrown in /var/www/nepp/app/view/noticia.php on line 111