Centro de estudos e pesquisas sobre a Infância propõe encontro online sobre o diálogo
PREFEITURA DE JUNDIAÍ
03 Dez 2020

A Unidade de Gestão de Educação (UGE), através do Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisa da Infância (Ciempi), realiza na próxima quarta-feira (09), o 1º Encontro online de Educação. Com tema “A voz e a escuta como prática democrática”, o encontro online começa às 9h e será transmitido pela TVTEC, que também é realizadora, em seus canais no Facebook, YouTube e TV a cabo (canal 24 da NET).

Lançado em fevereiro deste ano durante a 3ª Semana de Atualização Pedagógica (SAP), o Ciempi é vinculado ao Departamento de Formação da UGE, fruto de uma parceria com o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que também apoia o 1º Encontro. Com pilares na Formação permanente, Educação patrimonial, extensão e pesquisa, Ateliês e Canteiro de ideias de reuso criativo, o Ciempi é um espaço voltado à Primeiríssima e Primeira Infância. E traz como destaque a importância do brincar, aprender e se desenvolver, enquanto equipamento atento à escuta de todos os atores educacionais.

A abertura do encontro fica por conta dos integrantes do Comitê das Crianças, que prepararam um vídeo especial explicando o trabalho que vêm desenvolvendo em grupo e nas suas expectativas para as crianças de Jundiaí no futuro. Na sequência, a gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques, terá sua fala de abertura e fará o lançamento do site oficial do Ciempi.
Em seguida, a professora Roberta Borges, que é pós-doutora em Educação pela Unicamp, pesquisadora do Nepp e docente parceira da a Instituição Reggio Children/Itália, fará a palestra sobre “A voz e a escuta como prática democrática”, em que pretende estabelecer um diálogo não só entre o ambiente escolar com o universitário, mas entre os professores, pais e alunos.

A gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques, ressalta a importância do espaço. “O Ciempi é um espaço de fortalecimento de todas as ações voltadas para a Infância na cidade. Ele não se volta somente para a formação para professores, mas para discussão da relevância da Infância em Jundiaí e estará, portanto, de portas abertas a todos os interessados em discutir o tema. A cidade do futuro precisa acontecer no presente, como foco nas ações em todos os serviços públicos a partir do olhar da criança, como mobilidade, saúde e educação, pensando que, em muito pouco tempo, serão as crianças quem irão servir a cidade, como estudantes, como profissionais, como partícipes potentes das ações da cidade”.

Fonte: PREFEITURA DE JUNDIAÍ