Observatório de Violências, Políticas de Segurança e Sistema Penitenciário
20 Ago 2019

Observatório de Violências

A violência no Brasil é um dos mecanismos do retrocesso na qualidade de vida da população, especialmente dos jovens que compõem o setor mais vulnerável do país. Essa realidade é vivenciada de maneiras diferenciadas nas unidades da Federação brasileira e nos diversos grupos sociais e setores da população. Mesmo com quedas nos índices de homicídios em alguns Estados, a prevalência da violência enquanto fator de risco vem adquirindo novos contornos que devem ser claramente identificados para assim possibilitar a gestão das instituições públicas e órgãos competentes relacionados à garantia da vida e integridade dos cidadãos. O NEPP, atento aos problemas sociais que estão na origem das políticas públicas, implementou o projeto da criação do “Observatório de Violências, Políticas de Segurança e Sistema Penitenciário (OVPSSP)” que tem como desenvolver pesquisas que possam contribuir com as Políticas Públicas de Segurança e monitorar o estado da violência e as ações de prevenção no país e na RMC.

A proposta foi elaborada em conformidade com os interesses da Unicamp que, como universidade pública, compartilha da vocação das pesquisas aplicadas realizadas no NEPP e manifesta a sua preocupação com as problemáticas sociais contemporâneas, de forma a promover a reflexão qualificada dos problemas de segurança pública e das diferentes formas violência.

Como parte das ações previstas na implantação do Observatório de Violências, Políticas de Segurança e Sistema Penitenciário (OVPSSP),  o NEPP promoveu, no último dia 12 de agosto, em parceria com Reitoria da Unicamp o seminário intitulado "Segurança Pública e Prevenção" que contou com a participação de pesquisadores e representantes de instituições de referência nacional no tema tratado. Durante o encontro foi realizada uma reunião de trabalho com os pesquisadores convidados para promover parcerias e debates sobre segurança pública e sistema penitenciário brasileiro.

Participaram com encontro:
Melina Risso, Instituto Igarapé

Eduardo Pazinato, Analista de Programa do Escritório Regional das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC)

Cristina Neme, Fórum Brasileiro de Seguraça Pública

Mariana Rodrigues da Silva, Gerente de Desenvolvimento de Políticas de Segurança/Tocantins

Cristiano Maronna. Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM)

Eli Narciso da Silva Torres, Editora-Chefe da Revista Brasileira de Execução Penal

Arlindo Soares de Albergaria Henriques da Silva Jr, Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo

Ferdinando Ramos, pesquisador convidado do NEPP.