Núcleo de Estudos de Políticas Públicas
Novas tecnologias e cuidado na Saúde
NEPP
12 Jun 2019
NEPP

O Programa de Estudos em Sistemas de Saúde do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp realizou, no último dia 10 de junho, mais um ‘Encontros NEPP’ que reuniu profissionais da área da saúde, do município de Campinas, que atuam diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

O encontro, intitulado ‘Tecnologias de Microgestão do Cuidado em Saúde’ reuniu - no auditório do núcleo no campus da universidade - médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos e teve  como objetivo fazer com que esses profissionais, juntamente com os pesquisadores do NEPP, refletissem e sugerissem, baseado em suas experiências profissionais desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde, alternativas inovadoras para a melhoria da microgestão do cuidado nas UBS’s. 

Ao abrir o evento, a coordenadora do PESS/NEPP, a pesquisadora Carmem Lavras, destacou o papel inovador dos núcleos de pesquisa da Unicamp que ajudam a fomentar “encontros como o de hoje onde podemos debater o conhecimento teórico, formulado pelos docentes e pesquisadores universitários, e as práticas profissionais daqueles que atuam diretamente no cuidado da população assistida no Sistema Único de Saúde (SUS) ”. 

Lavras destacou ainda que o mais importante “é a vivência de vocês, que atuam diretamente nas Unidades Básicas, e tem conhecimento e ferramental suficiente para ajudar a formular a melhoria dos processos da microgestão das ABS’s no SUS”. 

A segunda parte do encontro consistiu na divisão em dois grupos, dos mais de vinte profissionais presentes, para que discutissem as principais fraquezas e fortalezas que se depararam na vivência diária das Unidades de Saúde nas quais atuam. 

A metodologia do trabalho em grupo consistiu, primeiro na leitura de documento distribuído a todos os presentes, seguido de debate e explanação onde cada um dos participantes descreveu o cotidiano nas Unidades de Saúde onde atuam. 

Após duas horas de leitura e troca de informações o encontro foi finalizado com apresentação, segundo a visão de cada um dos grupos, das principais fortalezas e fraquezas e cada Unidade de Saúde.    

O encontro tinha como objetivo discutir metodologias que podem ser utilizadas nas UBS’s, com a participação de todos os profissionais que atuam em cada uma delas, e que resulte numa prática na busca de uma ampliação de troca de informações entre os profissionais visando a melhoria da mcirogestão no atendimento. 

Nos debates ficou claro que, muitas vezes, a falta de comunicação nos grupos é impeditiva para melhoria da gestão uma vez que, em alguns casos, as unidades de saúde que atuam numa mesma AB desconhecem pormenores da atuação de outra equipe. 

O encontro entre os profissionais das diversas áreas na universidade mostra que o caminho para união dos trabalhos entre os saberes acadêmicos e da vida prática quando caminham juntos rendem excelentes resultados. 

Também foi divulgado para os participantes o link do “Plano Diretor de Unidade Básica de Saúde” elaborado pelos pesquisadores do PESS/NEPP e que vem ajudando aos gestores das UBS a melhorar a gestão do atendimento nos pacientes SUS dependentes. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Av. Albert Einstein, 1300
Cidade Universitária
Campinas - SP, 13083-852
nepp@unicamp.br / (19) 3521-2495
Copyrights © 2017
All Rights Reserved by Dery Reis