Núcleo de Estudos de Políticas Públicas
VIII Fórum de Educação Infantil como Política Pública de Educação e X Fórum internacional de Educação Infantil
29 Out 2019
Justificativa para o tema proposto:
Projetar ambientes escolares: um diálogo entre arquitetura e pedagogia é tema escolhido para VIII Fórum de Educação Infantil como Política Pública de Educação e X Fórum Internacional de Educação Infantil.
A construção de uma nova escola exige uma mudança de paradigma e um papel ativo de todos atores envolvidos. Um relacionamento de apoio mútuo das instituições escolares, dos municípios, do estado e da universidade para projetar as diferentes dimensões que constituem o cotidiano educativo: os espaços, as relações e a didática.
Mas, como projetar espaços e/ou contextos de uma maneira diferente da tradicional: ambientes que sejam mais acolhedores e flexíveis, menos rígidos, mais acessíveis para infinitas experiências de aprendizagem? Como projetar uma escola que tivesse significado real para a comunidade e a sociedade? Como inserir o conceito de estética, e de beleza nas escolas de Educação Infantil? Como tornar o diálogo entre as áreas da pedagogia e arquitetura um valor nas políticas publicas?


AuPrograma
8h45 – Credenciamento
8h50 – Acolhimento
9h10 – Mesa de abertura:

Profa. Dra. Ana Carolina de Moura Delfim Maciel - Coordenadora dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da UNICAMP – COCEN

Prof. Dr. Carlos Etulain – Coordenador do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – NEPP/UNICAMP

Profa. Dra. Roberta Rocha Borges – Coordenadora do Programa de Estudos em Educação Infantil do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – PEPEEI/ NEPP/UNICAMP, Professora do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino e Diferença - LEPED e da Pós-Graduaçãoda Faculdade de Educação da UNICAMP

Profa. Dra. Jane Valente – Coordenadora do Plano Municipal de Campinas da Primeira Infância

Profa. Vasti Ferrari Marques – Diretora de Gestão Educacional do Município de Jundiaí - SP

9h30 - 12h00: Diálogo entre a pedagogia e a arquitetura

9h30 - 10h30: Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino
Profa. Dra. Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski – Docente da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP

10h30 - 11h30: A (re) significação dos ambientes da Educação Infantil a par- tir do diálogo com a BNCC
Profa. Dra. Maria Teresa Egler Mantoan – Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino e Diferença – LEPED/FE/UNICAMP e professora da Faculdade de Educação da UNICAMP, Profa. Dra. Roberta Rocha Borges – Pesquisadora do NEPP/UNICAMP e Professora do LEPED/FE/UNICAMP e Mayara Stecca – CEO Teceart: inovação e design.

Mediadora: Profa. Dra. Valéria C. B. Cantelli - Pesquisadora do Programa de Estudos em Educação Infantil do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – NEPP/UNICAMP.

11h30 – 11h40: Debate
 
11h40 -13h300: Mostra de Contextos Investigativos
Profa. Dra. Maura Bolfer, Atelierista Maria Estela Braga, Profa. Miriam Stefanin Vieira, Profa. Ms. Raquel Aparecida Batista e Profa. Daniele Cesário Cruz.

11h40 - 13h30: Almoço

A organização dos ambientes e o diálogo com a natureza

13h30 - 15h00: A criação de um ambiente escolar que possibilite o encontro com a natureza, o imaginário e o brincar
 Prof. Ms. Gandhy Piorski – Consultor do Instituto Alana

Mediadora: Profa. Paula F. Ourique de Carvalho Baldy – Diretora da Escola de Educação Infantil Prima.

15h- 17h00: Narrativas das experiências do cotidiano da Educação Infantil

15h -15h30: A Construção da Identidade dos ambientes escolares por meio das vozes das crianças Profa. Mônica Segura – Diretora da Escola de Educação Infantil Polaris

15h30 – 16h: A transformação dos ambientes de uma escola de Educação Infantil a partir do diálogo entre pedagogia e arquitetura
Profa. Paula F. Ourique de Carvalho Baldy – Diretora da Escola de Educação Infantil Prima

16h -16h30: O papel do ateliê e do atelierista na Escola de Educação Infantil na perspectiva de Reggio Emilia
Prof. Murilo Braga - Mestrando do LEPED/ FE/UNICAMP e Profa. Dra. Roberta Rocha Borges - Pesquisadora do NEPP/ UNICAMP e Professora do LEPED/FE/UNICAMP

16h30m -16h50: Projetar ambientes em escolas de Educação Integral na perspectiva do Design Participativo
Profa. Ms. Maria Sandra de Oliveira - Coordenadora pedagógica e professora formadora do Núcleo de Educação Integral da Prefeitura Municipal de Sumaré - SP

Mediadora: Profa. Dra. Maura Bolfer – Coordenadora Geral do Colégio Uirapuru e da Faculdade WlaSan

16h50 – 17 - Debate e encerramento das atividades
Profa. Dra. Roberta Rocha Borges – Coordenadora e pesquisadora do Programa de Estudos em Políticas Públicas para a Educação Infantil – PEPPEI/ NEPP/UNICAMP e Professora do LEPED/FE/UNICAMP


Av. Albert Einstein, 1300
Cidade Universitária
Campinas - SP, 13083-852
nepp@unicamp.br / (19) 3521-2495
Copyrights © 2017
All Rights Reserved by Dery Reis