18 Ago 2017
Pesquisa na escola de Educaçao Infantil: da pergunta inicial a documentaçao pedagógica

Desde 2010, o Fórum Internacional de Educaçao Infantil e o Fórum de Educaçao Infantil como Políticas Públicas de Educaçao
 vem discutindo com profissionais convidados da Educaçao, de âmbitos nacional e internacional, as diferentes dimensoes do trabalho teórico/prático da Educaçao infantil.

A cada ano figura-se novos temas para debate que emergem do trabalho cotidiano das escolas de educaçao infantil, trazidos pelos participantes dos Fóruns
O tema para 2016 é: O professor como pesquisador: da pergunta inicial a documentaçao pedagógica abre a possibilidade ao profissional de ser investigador do sua própria prática, o que representa uma das dimensoes essenciais do trabalho do cotidiano da Educaçao, como cita Loris Malaguzzi (1994), realizar a pesquisa no âmbito da escola é "dar significado humano, digno e civil a existencia humana."

Diante desta afirmaçao pretende-se discutir proficuamente, neste evento, a pesquisa participada entre adultos e crianças como uma práxis do cotidiano escolar, como um comportamento existencial e ético para interpretar a complexidade do mundo, dos fenômenos, dos sistemas de convivencia e por fim, como um instrumento de renovaçao da Educaçao.

Além disso, pretende-se também discutir, de que forma a pesquisa pode se tornar visível através da documentaçao pedagógica, que é um instrumento que constrói aprendizados, reformula saberes, fundamenta a qualidade profissional.

Para Rinaldi (2012) pensar o trabalho da Educaçao Infantil, nesta perspectiva exige que sejamos corajosos e conscientes; exige paixao e emoçao, razao e sentimento, compromisso e trabalho árduo. Mas pode nos dar o profundo senso do que significa ser professor.

O VII Fórum Internacional de Educaçao Infantil e V Fórum de Educaçao Infantil como Política Pública de Educaçao discute a importância da pesquisa na Educaçao Infantil nao como privilégio de poucos, mas para tornar-se uma postura, uma atitude com a qual educadores abordem o sentido e o significado da Educaçao.

Fatal error: Uncaught ArgumentCountError: strtoupper() expects exactly 1 argument, 2 given in /var/www/nepp/app/view/evento.php:84 Stack trace: #0 /var/www/nepp/app/view/evento.php(84): strtoupper() #1 /var/www/nepp/helpers/functions.lib(68): require('...') #2 /var/www/nepp/index.php(64): Functions->requireFormatHTML() #3 {main} thrown in /var/www/nepp/app/view/evento.php on line 84