Semana da Consciência Negra - Mesa: Por uma sociedade não violenta
23 Nov 2022
Frente à crescente militarização da sociedade brasileira, que perspectivas podem se contrapor à normalização e institucionalização da violência?

A inserção compulsória de jovens brasileiros - em sua maioria negros e periféricos - nas fileiras das Forças Armadas traz resultados preocupantes a nível educacional, social e também no âmbito dos direitos humanos. Embora a Constituição brasileira determine que o serviço militar é obrigatório, o parágrafo primeiro do artigo 143 prevê que “às Forças Armadas compete, na forma da lei, atribuir serviço alternativo aos que, em tempos de paz, após alistados, alegarem imperativo de consciência''. No mês em que completam-se 50 anos da lei da "obiezione di coscienza" (772) , que pôs fim à obrigatoriedade do serviço militar na Itália, a experiência italiana convida a repensar a Pátria e o patriotismo sob uma perspectiva cidadã.

No âmbito da Segurança Pública, as ações possíveis para a implementação de uma segurança cidadã e para a "educação do entorno", como a formação humanizadora de policiais e gestores para prevenção e mediação de conflitos.

No campo da educação básica, o debate sobre a militarização das escolas públicas no Brasil e a gestão democrática das escolas públicas.

Estes são os pontos que serão abordados na mesa “Por uma sociedade não violenta”, que terá como convidados/as a professora Dra. Catarina de Almeida Santos, da UnB; o professor Dr. José Ferdinando Ramos Ferreira do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) e ao Observatório de Violências, Políticas de Segurança e Sistema Penitenciário (OBSEG- NEPP) da Unicamp; o sociólogo Fábio Porta e a coordenadora do CESC PROJECT/Brasil, Valeria Piovesan.

O evento será no dia 23 de novembro, quarta-feira, no auditório da ADunicamp, com início previsto para as 10 horas.