Caderno de Pesquisa NEPP

Início
Submissão

Diretrizes para Autores


NORMAS DE PUBLICAÇÃO

As normas estabelecem critérios de apresentação do material a ser enviado para avaliação pela Editoria e Conselho Editorial e publicação no Caderno de Pesquisa NEPP. O material aceito e não publicado imediatamente poderá ser publicado em números posteriores, ficando a critério dos editores, com a concordância do autor.

  1. O resultado da avaliação do material submetido será comunicado aos autores por e-mail;
  2. Espera-se que os textos sejam enviados revisados e formatados pelos autores seguindo as normas da ABNT (NBR6023) e as orientações apresentadas pela Editoria do Caderno de Pesquisa NEPP;
  3. O envio do texto para submissão será feito por e-mail, para o seguinte endereço: nepp00@unicamp.br;
  4. Serão aceitos artigos, relatórios de pesquisa, pesquisas em andamento, entrevistas e resenhas relacionados com as múltiplas dimensões da política pública;
  5. A seleção dos textos que deverão compor os números do Caderno de Pesquisa NEPP fica a critério da Editoria e do Conselho Editorial.
  6. A Editoria do Caderno de Pesquisa NEPP reserva-se o direito de sugerir alterações nos originais, de acordo com instruções dos pareceristas, visando manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando-se, porém, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão submetidas à aprovação dos autores;
  7. O material publicado é de propriedade intelectual de seus autores. A impressão do Caderno de Pesquisa NEPP e sua distribuição para fins acadêmicos estão autorizadas e devem ser gratuitas; citações para fins acadêmicos estão autorizadas, desde que mencionada a fonte;
  8. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade, não expressando necessariamente a opinião do Núcleo de Estudos de Políticas Pública/NEPP da Unicamp;
  9. O Conselho Editorial e a Editoria reservam-se o direito de não comentar eventuais motivos da recusa;
  10. Os textos submetidos devem atender as especificações indicadas abaixo.


APRESENTAÇÃO E FORMATAÇÃO

  1. Tipo de arquivo e formatação básica
    Arquivos em Editor de texto: Word for Windows (em extensão .DOC ou .DOCX);
    Tamanho da Folha A-4;
    Margens com 2,5 cm;
    Fonte Times New Roman 12 pt;
    Espaçamento entre linhas: 1,5;
    Espaço depois do paragráfo: 6pt;
    Alinhamento justificado;
    Numeração de página na parte inferior, direita.
    Número de páginas: mínimo de 30 para textos únicos; mínimo de 20 páginas em volume temático; máximo de 150 páginas para relatórios.
  2. Ilustrações
    As ilustrações (gráficos, gravuras, fotografias, mapas, desenhos, tabelas, quadros, fluxogramas, etc.) devem seguir as normas da ABNT. NBR 14724, que por sua vez, remete as Normas de Apresentação Tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. http://biblioteca.ibge.gov.br.; vir, inseridas no corpo do texto, com sua numeração e título. As tabelas, quadros e gráficos devem ser centralizados e numerados consecutivamente em algarismos arábicos, com legenda. A fonte dos dados apresentados deve ser indicada no rodapé das tabelas, quadros e gráficos.
  3. Notas de rodapé
    No corpo do texto as notas de rodapé serão indicadas por números arábicos e restritas ao mínimo indispensável. Fonte Times New Roman, tamanho 10, espaço simples.
  4. Citações
    As citações devem atender a norma ABNT, NBR 10520, seguindo o sistema autor-data. Exemplo de citações:
    • a) Autores fazem parte do texto: um autor: Segundo Freitas (2002, p. 524), “.................”; dois autores: De acordo com Junqueira e Souza (2002)...; mais de três autores: Para Prado et al. (2002)...
    • b) Autores não fazem parte do texto: Com o advento da invenção dos tipos móveis por Gutenberg, a informação popularizou-se (BUFREN, 1997).
    • c) Citação de citação: Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999, p. 3) diz ser [...].
    As citações com até três linhas devem estar dentro do texto entre aspas duplas; as citações com mais de três linhas devem estar com recuo de 4 cm da margem esquerda, em fonte tamanho 10 pt.
  5. Referências Bibliográficas:
    As referências bibliográficas completas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, de acordo com as normas da ABNT (NBR-6023).

MODELOS DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Livros:

APPLE, M.W. Educação e poder. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

Artigos em periódicos:

ZAGO, N. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Campinas: Autores Associados, v. 11, n. 32, p. 226-237, maio/ago. 2006.

Artigos em livros:

ROMÃO, J. E. Alfabetizar para libertar. In: GADOTTI, Moacir; TORRES, Carlos A. (Orgs.). Educação popular: utopia latino-americana. São Paulo: Cortez, 1994.

Teses:

BARREIRA, L. História e historiografia: as escritas recentes da história da educação brasileira (1971-1988). 1995. 220f. Tese (Doutorado em História da Educação) – UNICAMP, Campinas.

Artigos apresentados em congressos:

MALDONADO FILHO, E. A transformação de valores em preço de produção e o fenômeno da absorção e liberação de capital produtivo. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 15., 1975, Salvador. Anais… Salvador: ANPEC, 1-4, dez. 1975. p. 157-75.

Artigos em meio eletrônico:

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Autores Associados, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009. Disponível em: . Acesso em: 01 mar. 2011.

ESTRUTURA DO TEXTO


Título:

Título do trabalho em português: maiúscula apenas a primeira letra, em negrito; fonte Times New Roman; tamanho 12; parágrafo centralizado.

Título do trabalho em língua estrangeira inglês; maiúscula apenas a primeira letra, em negrito; itálico; fonte Times New Roman; tamanho 12; parágrafo centralizado.

Autores: Artigos no máximo de 4 (quatro) autores. Relatório de pesquisa máximo de 8 (oito), à direita, seguidos de asteriscos que remetem às notas ao pé da página, com suas respectivas filiações institucionais

Resumo e palavras-chave:

O resumo em português e inglês não deve ultrapassar 600 caracteres com espaços, possibilitando a identificação do conteúdo do artigo. Utilizar fonte Times New Roman 11, sem recuo e espaçamento simples.

Palavras-chave: cinco palavras-chave, em português e inglês.

Idioma

Português Espanhol (Espanha) Inglês

Open Journal Systems


Informações

Para leitores Para Autores Para Bibliotecários