Cidadãos Ativos

cidadaosativos 1

Kjetil Klette Bohler fala sobre pesquisa que envolve nove países europeus sobre jovens

No último dia 14 de novembro o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp (NEPP) recebeu a visita do pesquisador norueguês Kjetil Klette Bohler que tem PhD em ciência da música interdisciplinar pela Universidade de Oslo e tem formação em sociologia e antropologia e foi pesquisador visitante da Universidade de Berkeley, na Califórnia (EUA).

Bohler fez palestra para grupo de professores e pesquisadores do núcleo voltado para a discussão de estudo voltado para a “cidadania ativa” na política, na sociedade e na pesquisa. De acordo com ele, esse trabalho de pesquisa que vem sendo desenvolvido pela universidade de Oslo e do qual ele participa vem realizando um estudo sobre o futuro do Estado do Bem Estar Social na Europa. Esse estudo envolve 40 pesquisadores distribuídos em nove países europeus que veem estudando o impacto do desemprego na Europa dos dias atuais e como isso afeta o cotidiano da vida de jovens e de adultos.

Outro tema da pesquisa de impacto é com relação ao estudo do aumento do consumo de drogas pela juventude e a baixa taxa de natalidade em decorrência, principalmente, pelo fato das mulheres engravidarem com mais idade.

Um dos motivos da vinda de Kjetil Klette Bohler é aumentar o intercambio entre jovens pesquisadores e firmar convênios com universidades brasileiras para que possam participar desse grupo de pesquisa o qual ele faz parte e incluir a América Latina na pesquisa ampla que vem sendo realizada.