nepp

Proposta para melhoria da Atenção Básica no SUS

foto1
Reunião do grupo do PESS/NEPP com profissionais da Secretaria de Saúde de Florianópolis

Durante dois dias pesquisadores do Programa de Estudos em Sistema de Saúde do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (PESS/NEPP) reuniram-se com médicos e especialistas da Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura de Florianópolis (SC) para discutir e propor a elaboração de um plano de trabalho que tem como título provisório “Contribuições ao Fortalecimento da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS)”.

O encontro, que ocorreu na sala de reunião do NEPP, entre os dias 18 e 19, contou com a participação da coordenadora do PESS Carmem Lavras e dos pesquisadores Domenico Felicello, Maria Cristina Restitutti, Maria José Nogueira de Sá, Tisuko Sinto Rinaldi, Karen Sarmento Costa e Carolina Medeiros. Pela Secretaria de Saúde da prefeitura de Florianópolis participaram Nulvio Lermen Junior, Lucas Alexandre Pedebos, Daniela Baumgart de Liz Calderon e Selma Loch.

A experiência dos profissionais de Florianópolis na contribuição para o debate é muito importante, pois, a capital de Santa Catarina adotou o modelo de Saúde da Família em todas as Unidades Básicas de Saúde e a formação de médicos de família para atuarem na rede de Atenção Básica é referência para todo o país.

O primeiro dia do encontro serviu para promover o alinhamento entre os componentes do grupo, no que diz respeito ao próprio conceito de APS (AB) e entendimento de seu papel de coordenação do cuidado e ordenamento de RAS no SUS. Também foram apresentados trabalhos para o debate e análise da evolução da APS no mundo e no Brasil.

Já no segundo dia discutiram-se longamente os avanços e as perspectivas de desenvolvimento da AB no SUS apontando estratégias para seu fortalecimento (sistema de custos; sistema de acreditação; protocolos de atendimento; sistema de regulação de acesso aos serviços especializados; organização da assistência farmacêutica; desenvolvimento profissional e de lideranças para saúde/APS; etc.).

Agora cada grupo se comprometeu a elaborar um documento para apresentar, num próximo encontro, propostas concretas que visem fortalecer da Política de Atenção Básica no SUS.

foto2 foto3 foto4