Desafios do Ensino Superior

O primeiro número da revista ‘Scholarship of Teaching & Learning in the South’, na sua edição deste mês de setembro de 2017, traz artigo assinado por quatro pesquisadores do Laboratório de Estudos de Educação Superior (LEES) sendo duas delas, Ana Maria Carneiro e Cibele Yahn de Andrade, do quadro de pesquisadoras do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp (NEPP). Os outros dois outros pesquisadores que assinam o trabalho, intitulado ‘Desafio do ensino Superior no Brasil’, são a professora Helena Sampaio da Faculdade de Educação e o professor Marcelo Knobel do Instituto de Física e atual reitor da Unicamp.

O artigo faz análise da educação superior no Brasil desde o início do século XXI e aponta transformações importantes,  dentre  as  quais  a  ampliação  do  acesso  e  o  expressivo crescimento das matrículas. No país, o número delas triplicou, atingindo, em 2015, mais de oito milhões de estudantes. Neste texto, são apresentados alguns dos fatores que  convergiram  para a  ocorrência  dessa  expansão  e  se procura indicar os principais desafios do sistema de ensino superior brasileiro nos dias de hoje.

Confira o artigo completo