SEMINÁRIOS LEES

O Laboratório de Estudos de Educação Superior (LEES) mantém, ao longo desse ano de 2017, sua programação de seminários. O próximo seminário será no dia 28 de setembro, às 09h30, no auditório do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP).

"Rankings brasileiros de cursos e instituições"
Playboy e Guia do Estudante

Palestrantes:

Armando Gonçalves e Fábio Volpe

Data: 28/09/2017

Local: Auditório do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP/Unicamp)

Resumo:

O seminário visa discutir os rankings nacionais de cursos e instituições de ensino superior tendo como casos dois exemplos da Editora Abril: Ranking Playboy e o Guia do Estudante.

O caso do Ranking Playboy, que existiu entre 1982 e 2000, será apresentado por Armando Gonçalves baseado em sua pesquisa de mestrado em Educação da PUC Campinas sobre o Ranking Playboy. Na sequência, Fábio Volpe irá  a metodologia da avaliação de cursos superiores do Guia do Estudante, iniciativa criada em 1990, bem como a classificação das instituições e os usos do guia.

Fabio Volpe é Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP, está há 21 anos na Editora Abril, tendo trabalhado em diversas publicações da casa, como Placar, Boa Forma, Mundo Estranho, Almanaque Abril e Quatro Rodas. Desde 2009 exerce a função de diretor de redação do Guia do Estudante.

Armando Gonçalves é mestrando em Educação no Programa de Educação da PUC Campinas e possui graduação em Ciências Econômicas pela PUC - São Paulo (1987).