nepp

Um novo livro sobre Contratualização no SUS

livro
Livro conta com a autoria de pesquisadores do Nepp

Teve início, no ultimo dia 7 de junho de 2017, no auditório do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp (Nepp/Unicamp), o curso “Contratualização de Serviços de Saúde na Região Metropolitana de Campinas”, fruto do Projeto de Apoio à Organização das Ações de Regulação em Saúde, desenvolvido nos últimos anos pelo Programa de Estudos em Sistemas de Saúde, do Nepp/Unicamp, sob a coordenação da pesquisadora Carmen Lavras. Esse curso é financiado com recursos do Fundocamp do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas (CDRMC) e com o acompanhamento da AGEMCAMP, a agência de suporte administrativo desse conselho.

foto
Domenico Feliciano, pesquisador do Nepp, e Ester Viana, diretora da Agencamp, durante lançamento do livro

A mesa de abertura foi composta pelo coordenador do NEPP - Carlos Etulain, pela diretora executiva da AGEMCAMP- Ester Viana, pela diretora do DRS VII –Maria Aparecida F. Malta e pelo pesquisador, também coordenador do curso, Domenico Feliciello. Dando seguimento, foi retratado um pouco do contexto atual do Sistema Único de Saúde (SUS) e os avanços e perspectivas para a Região Metropolitana de Campinas (RMC).

O curso visa apresentar e discutir com os técnicos representantes das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) da Região Metropolitana de Campinas um conjunto de informações, experiências e instrumentos, com o objetivo de contribuir com os gestores municipais na organização, adequação e melhoria dos processos de contratualização, tanto para os serviços públicos quanto para os serviços privados de saúde.

“Buscaremos com esse curso trazer a prática e a experiência dos técnicos das SMS da RMC, de modo a desenvolver um olhar crítico sobre as mesmas e, discutir e formular propostas de intervenção, de acordo com a realidade das condições de saúde e das necessidades dos municípios e da Região de Saúde”, explica Domenico.

O evento de abertura contou com o lançamento do livro “Contratualização de serviços de saúde: guia prático para gestores públicos e gerentes de serviços de saúde do SUS”, proposto para apoiar a dinâmica ao longo do curso. Esse livro é também produto do projeto de Apoio à Organização das Ações de Regulação em Saúde e foi elaborado pelos pesquisadores Domenico Feliciello (organizador e autor), José Carlos Ramos de Oliveira, Juliana Pasti Villalba, Kátia Santos Araújo e Maria Teresa Porto.

Estavam presentes Secretários de Saúde e técnicos das Secretarias Municipais de Saúde da RMC envolvidos com processos de contratualização em saúde, e pesquisadores do NEPP.

Confira a versão digital do livro