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Novo projeto Nepp / Bid

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Reunião dos pesquisadores que participarão da pesquisa assinada entre NEPP, Secretaria Estadual de Saúde e BID

O Núcleo de Políticas Públicas da Unicamp (Nepp), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo está desenvolvendo extenso trabalho de pesquisa de campo visando formular propostas para um novo Plano Diretor de Educação Permanente que abrangerá o Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o território paulista. O projeto, que é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), conta com uma equipe de pesquisadores experientes e qualificados no apoio, desenvolvimento e implementação da política pública de saúde no Brasil, advindos de várias instituições públicas do Estado, tendo em seus quadros acadêmicos e funcionários do próprio sistema de saúde.

Esse projeto, com duração inicial de oito meses, tem como objetivo o planejamento estratégico para qualificação profissional dos trabalhadores do SUS/SP, ao definir as estratégias de Formação e Educação Permanente voltadas à integração do sistema de saúde e à organização das redes de atenção à saúde, mediante a elaboração de um novo Plano Diretor de Educação Permanente em Saúde.

A coordenadora geral do projeto é a médica e pesquisadora do NEPP, Carmem  Lavras. No ultimo dia 19 de maio, foi realizada a primeira oficina de trabalho, com a presença de todos os profissionais envolvidos, visando a discussão e definição da concepção de EP que norteará o desenvolvimento do projeto.

A primeira parte desse encontro foi dedicada à apresentação detalhada dos objetivos do projeto e de suas etapas e atividades e contou ainda com explanação de ação participativa e de um mapa conceitual de Educação Permanente, atividade conduzida pela especialista em educação a professora Ausonia Donato e como parceiro na empreitada o professor Eric Passone.

Durante todo o dia do encontro, que teve lugar na sala de reuniões do NEPP, os pesquisadores puderam refletir e trocar experiências sobre o andamento da pesquisa que inclui intenso trabalho de pesquisa de campo em várias regiões do Estado paulista. O resultado possibilitou a definição de temas fundamentais à concepção de educação permanente a ser adotada no âmbito do projeto.