Gourmetização no prato do brasileiro

O portal da Unicamp, em matéria assinada pelo jornalista Carlos Orsi, mostra que nem a crise econômica atual reduziu a tendência do mercado brasileiro de alimentos industrializados à “gourmetização” – o lançamento de versões mais luxuosas e caras de produtos tradicionais, oferecidas ao consumidor como uma forma simbólica de marcar diferenças sociais. Esta é a opinião do pesquisador Valter Palmieri Júnior, que estudou a fundo o tema para sua tese de doutorado “A gourmetização em uma sociedade desigual: notas sobre a diferenciação do consumo de alimentos industrializados no Brasil”, defendida no Instituto de Economia (IE) da Unicamp.

STF mantém sigilo do IBGE

O site de noticias sobre o Judiciário JOTA divulgou na ultima sexta feira noticia que aponta a decisão do STF para suspender que os dados mantidos em segredo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A decisão do STF suspendeu decisão do Tribunal Federal da 3ª Região.

Confira a reportagem completa

CNBB condena ataque a índios

O 55º Congresso da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, ocorreu na cidade de Aparecida do Norte, no ultimo dia 5 de maio, e condenou o massacre aos índios do Maranhão e pediu a prisão imediata dos assassinos dos trabalhadores rurais do MT.
A noticia foi publicada pelo porta G1 do Vale do Paraíba.

Bolsa para Espanha

A Fundação Botín, organização que atua no desenvolvimento social mundial, está com inscrições abertas até o dia 18 de maio para o programa de Fortalecimento da Gestão Pública na América Latina. O curso de políticas públicas é destinado a universitários de 19 e 23 anos, que tenham concluído mais de 50% do curso de graduação (não importa a área) até o dia 30 de setembro, e que tenham interesse em seguir carreira no setor público.

IPEA analisa reforma da Previdência

Pesquisadores do Ipea e interessados no tema participaram de um seminário na manhã desta sexta-feira (05/05) na sede do Ipea, em Brasília, para debater os impactos da reforma previdenciária no mercado de trabalho. O evento marcou o lançamento da edição nº 62 do Boletim Mercado de Trabalho e contou com a participação do presidente do Instituto, Ernesto Lozardo. As apresentações tiveram como temas centrais a diferenciação de idade mínima entre homens e mulheres, a previdência rural e as consequências da aposentadoria precoce na economia. O boletim traz, ainda, uma análise do mercado de trabalho em 2016 e artigos sobre economia solidária. O documento pode ser acessado na íntegra aqui.