Observatório do Trabalho Escravo

Criado pelo Smart Lab de Trabalho Decente, uma parceria do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Observatório Digital do Trabalho Escravo no Brasil (https://observatorioescravo.mpt.mp.br) reúne de maneira integrada o conteúdo de diversos bancos de dados e relatórios governamentais.
A partir de uma interface intuitiva e do cruzamento de informações socioeconômicas, a plataforma contextualiza a escravidão contemporânea a fim de contribuir para a atuação de gestores públicos, sociedade civil, pesquisadores e jornalistas, principalmente no desenvolvimento de políticas públicas que fortaleçam o combate ao fenômeno em nível local.

Censo Escolar 2017

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela sistematização e consolidação do Censo Escolar, mais uma vez adotará neste ano de 2017 o sistema Educacenso para realizar a coleta, via internet, dos dados.

Segundo a Portaria Inep nº 269/17, o período para coleta, digitação e exportação dos dados irá de 31 de maio (Dia Nacional do Censo Escolar) até 31 de julho. Sendo que essa atividade caberá aos diretores, responsáveis pela escola ou pelo sistema educacional informatizado.

Bolsa Família precisa de mudanças

O Portal UOL publicou matéria produzida pelo centenário Jornal do Commercio, do Recife, que publicou matéria baseado em pesquisa realizada pelo Instituto Uninasau com população de baixa renda beneficiária e ex-beneficiária do Programa Bolsa Família apontam. A unanimidade dos entrevistados aponta o êxito do programa, porém, apontam que “muitos beneficiários não precisam dos recursos do programa”.