nepp

PESQUISADORAS DO PESS/NEPP PRESENTES NO CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO

Pesquisadores do Programa de Estudos em Sistemas de Saúde, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp (PESS/NEPP), estiveram presentes no 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems), que ocorreu na cidade de Santos,  entre os dias 22 a 24 de março.

Com o tema "Democracia: Em defesa do SUS; Nenhum direito a menos!", o Congresso reuniu mais de mil e trezentos profissionais da área de saúde pública. De acordo com o presidente do Cosems, Stênio Miranda, “o Congresso foi um sucesso, pois, conseguiu reunir representantes de mais de 300 municípios paulistas e contou ainda com a presença de mais de 200 secretários municipais de saúde”.   Um ponto a se destacar do encontro foi a presença expressiva de representantes dos novos gestores municipais e profissionais de várias instituições que apoiam o SUS como fator relevante para a saúde pública do estado de São Paulo e do país.

Durante os dias do encontro, temas como regionalização e relações interfederativas; possibilidades e avanços da Atenção Básica; Judicialização do SUS nos municípios; Direito à Saúde na Constituição Federal e a conjuntura atual do SUS, dentre outros, foram debatidos conjuntamente com gestores, trabalhadores e pesquisadores. O 31º Congresso teve como local o Mendes Convention Center, em Santos e, além das palestras e reuniões de equipe, contou com um espaço para apresentação de uma mostra de experiências exitosas de atendimento pelo SUS.

A coordenadora do PESS/NEPP, Carmen Lavras, presente ao Congresso - acompanhada das pesquisadoras Karen Sarmento Costa e Maria Teresa Moreira Porto -  destacou que “o encontro possibilitou a troca de opiniões e a reflexão sobre os rumos do SUS no atual cenário marcado por uma profunda crise política, institucional e de financiamento público que o país atravessa”. Lavras salientou ainda que o convívio, com profissionais de todo o Estado, ocorreu num momento importante “para se conhecer um conjunto de iniciativas inovadoras que vem marcando a construção do SUS nos municípios paulistas”.

Ainda, durante o Congresso, tomou posse a nova Diretoria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – COSEMS/SP, para o próximo biênio que tem como novo presidente o secretário municipal de Campinas e docente da Unicamp, Carmino Antonio de Souza.

congresso
Participaram do encontro representando o PESS, Carmem Lavras e as pesquisadoras Karen Sarmento Costa e Maria Teresa Moreira Porto