PESQUISA DE CAMPO

Pesquisa de Campo

Ao todo são 63 CIR/63 NEPS Regionais (63 Regiões de Saúde vinculadas a 17 DRS). Assim, a escolha dos grupos focais ocorreu da seguinte forma: 5 deles nas Regiões de Saúde priorizadas para o “Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual da Saúde -SES/SP” (1 em cada DRS), e os outros 12 por indicação dos CDQ vinculados aos DRS restantes (informantes-chave).

Para a realização da etapa do diagnóstico no âmbito deste projeto, no que se refere à investigação dos dados qualitativos, o campo inclui: 33 entrevistas individuais semiestruturadas, sendo roteiros diferentes para cada grupo de atores institucionais e 23 grupos focais, com um roteiro especifico para cada Instituição (Quadro 1). As entrevistas semiestruturadas têm como objetivo conhecer como, cada um dos entrevistados, constrói uma resposta a nossas perguntas segundo sua visão de mundo e forma de compreender a realidade. O grupo focal é uma entrevista coletiva onde o objetivo é analisar a interação dos participantes e as respostas (consensos e dissensos que vão construindo nessa interação.

Quadro 1: Relação das instituições participantes – “Campo Quali”

ENTREVISTAS INDIVIDUAIS
1 SGTES/ MS - Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Roteiro 1
1 OPAS - Organização Panamericana da Saúde