nepp

Histórico


O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas-NEPP, um dos mais antigos núcleos da UNICAMP, foi criado através da portaria GR 27/82 do Magnífico Reitor Professor Doutor José Aristodemo Pinotti, publicada no Diário Oficial em 1º de junho de 1982. Desde antes de sua criação, um grupo de professores da Unicamp, de variada formação, experiência e inserção institucional - sociólogos, economistas, cientistas políticos, educadores - vinha desenvolvendo atividades acadêmicas neste domínio particular das Ciências Humanas que tem como referência o Estado e como objeto específico suas políticas, isto é, as formas de ação por excelência do aparelho estatal, concretamente do governo. Eram eles: Sônia Miriam Draibe, Geraldo Di Giovanni, Maria Hermínia Tavares de Almeida, Vilmar Evangelista Faria, José Guilherme Cantor Magnani, André Maria Pompeu Villalobos, Paulo Renato Costa Souza, Ana Maria Canesqui. A criação do NEPP gerou o espaço institucional necessário ao desenvolvimento dos estudos e pesquisas que vinham interessando esse grupo originário.

O NEPP é uma instituição de natureza multidisciplinar e assim foi concebido, desde o início, através da experiência pioneira que a UNICAMP realizou ao criar seus núcleos de pesquisa. Em primeiro lugar, o caráter multidisciplinar se afirma pela participação de profissionais de diferentes origens e formação. Em segundo lugar, as múltiplas dimensões das políticas sociais exigem sem dúvida a íntima conexão de disciplinas diversas, tais como a ciência política, a sociologia, a economia, a pedagogia, de modo a dar conta da variedade de áreas e campos de intervenção social do Estado - educação, saúde, assistência social, previdência, saneamento, habitação, transportes coletivos - áreas e campos que na realidade dos Estados contemporâneos apresentam-se cada vez mais inter-relacionadas, em intersecções e interfaces bastante densas e complexas.

Em suas investigações, os pesquisadores do NEPP têm observado três dimensões básicas das políticas sociais: o financiamento e o gasto social; a morfologia e a dinâmica institucional e decisória das burocracias e aparelhos sustentadores da ação estatal; o impacto social da ação pública, considerando sua eficácia e efetividade. Comprometidos sobretudo com a análise e a avaliação institucional das ações de governo, segundo os clássicos parâmetros acadêmicos e científicos, os estudos e pesquisas do Núcleo têm como objetivo contribuir, para a melhoria das condições de vida da população brasileira, sempre e quando puder, desse modo, sensibilizar autoridades e gestores públicos sobre rumos e correções da ação governamental no campo do bem-estar social.

Além disso, o Núcleo tem contribuído para a formação de pesquisadores e professores, uma vez que, a maior parte de seus integrantes é selecionada entre estudantes de graduação, mestrado e doutorado da UNICAMP os quais, por sua vez, elaboram dissertações ou teses sobre temas de pesquisa desenvolvidos no NEPP. Para além de sua função acadêmica, o NEPP tem atuado na prestação de serviços à comunidade, respondendo às generic adderall 15mg demandas de órgãos governamentais, de associações civis e de todos os interessados em seus trabalhos.

Como os outros Núcleos e Centros Interdisciplinares da UNICAMP, o NEPP é subordinado à Coordenação Geral da Universidade, através da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares e de Pesquisa-COCEN e da Comissão de Atividades.